quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LIGAÇÕES PERIGOSAS

Resenha por João de Carvalho

Título: Ligações Perigosas
Autor: Pierre Ambroise François Choderlos de Laclos
1ª edição: 1782
Editora: L & PM
Páginas: 416

Apreciação: 4/5

Resenha:  


O autor deste livro viveu entre 1741-1803. Francês, de Amiens, militar, desconhecido mas pertinaz nos seus desejos, tendo também se dedicado à organização de festas públicas da Revolução Francesa. Morreu quase esquecido, mas sua garra ficou para sempre neste único livro de sua autoria.

É um romance, cujas personagens são retratos de pessoas que ele conheceu. Ambientado na época da Revolução Francesa, através de um estilo clássico, sólido, elegante, sendo ele um tipo muito comunicativo e operoso.

Sua obra é intemporal, isto é, de todos os tempos. Verdadeiro sucesso de livraria. Foi lido vorazmente pelos franceses, apesar de ser chamado de criminoso, blasfemador e ímpio. Questão de época revolucionária francesa! Depois da tempestade vem a bonança. Escrito aos quarenta anos, sendo um único livro que ficou na história como um dos mais importantes da rica literatura francesa.

Apesar de várias vezes censurado, foi filmado pelo grande Roger Vadim, em 1960, liberado por De Gaulle. São verdadeiros excessos de hipocrisia! É um tipo de romance epistolar, ao gosto da época. O enredo é assim descrito por Otto Maria Carpeaux: O Visconde de Valmon é um aristocrata libertino e ocioso que frequenta os salões, desejoso de seduzir as belas damas da alta sociedade. Não conhece nem admite a paixão e muito menos o amor. O que o atrai é a estratégia da sedução, a dificuldade vencida. Valmon usa constantemente metáforas militares para descrever seus personagens eróticos. Essa guerra dos sexos que destrói todos os inocentes e culpados. Seu romance não é apenas de 1782. Também é de hoje, e não se sabe quando perderá, futuramente, a presença.

É um livro que, se fosse escrito hoje, teria todos os ingredientes necessários para o sucesso de venda, cujo conteúdo agradaria a todos os “Dom Juan” da vida moderna, figurando também nas revistas mais influentes da nossa sociedade atual. Acho-o um livro especificamente para leitores adultos, porque é superapimentado.

Boa Leitura! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs