domingo, 11 de dezembro de 2016

ULISSES

Resenha por João de Carvalho

Título: ULISSES
Autor: James Joyce
1ª edição: 1922
Editora: Penguim Books
Paginas: 1112

Apreciação: 4/5

Resenha: 
  
O autor é James Joyce (1882-1941), romancista irlandês que, ao descrever Ulisses, seu notável e apreciado livro teve este comentário: Os críticos mais atentos disseram que aquele era “Um romance para acabar com todos os romances”. É um exagero, mas retratou um pensamento de época. Não buscava o fim de uma literatura. Era o destaque de um escritor excepcional.

Foi traduzido para diversas línguas, inclusive a Russa.

“Este livro se amarra entre as personagens: Stephen Dedalus, Leopold Bloon e Molly. Dois formam um casal. Ele, identificado como Ulisses; ela como Penélope. Misticamente, Ulisses, casado com Penélope, deixa-a e deixa-lhe um filho, Telêmaco, e ambos o esperam de retorno, marido e pai, de suas andanças pelo Mediterrâneo, durante dezoito anos, quando então Penélope deixará de fiar, desfiar e refiar, recaindo nos braços juvenis do herói, após haver este vencido, com auxílio do filho a corte de pretendentes à mão da pseudoviúva Penélope”. (A. Houaiss, em As Obras Primas que Poucos Leram).


É um romance, cuja personalidade é muito conhecida através da pseudoviúva, louvando-se sua fidelidade, sua força de vontade e, sobretudo sua grande esperança pela volta do marido. Este fato se acontecesse com casais de hoje, dificilmente, suportaria uma ausência deste tamanho. A vida corre vertiginosamente, o amor se enfraquece, desfalece, desaparece e morre. Outros amores aparecem na linha natural da conquista, após se declarar a morte civil de uma parte. Mas, o exemplo de Penélope continua, como milagre de uma vida a dois, a qualquer custo. O autor transformou o trivial e cotidiano numa coisa inacreditável!

É um bom romance. Antigo na sua concepção, mas atual na sua lição.

Vale conhecê-lo, lendo-o!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs