quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

THAMMY - Nadando contra a corrente

Resenha por Simone  Carvalho
 
Título: Thammy Nadando Contra a Corrente
Autor:  Márcia Zanelatto
Editora: Best Seller
Edição:  3ª Edição
Páginas: 206

Apreciação: 4/5
  
Resenha:
            
Este livro nos conta a história real de uma pessoa que todos conhecemos. Sua trajetória pela vida, suas angústias, suas lutas, suas dificuldades para se reconhecer no espelho.

Às vezes há prejulgamentos, no sentido de achar que a vida de celebridades é feita só de alegria e festas... As páginas deste livro nos mostram um homem preso ao corpo feminino que luta de todas as formas para juntar a imagem aos próprios sentidos. Um corpo masculino é tudo o que deseja. E Tammy busca isso com todas as forças de seu ser.

Um livro dividido em sete partes:
1) Crescendo num corpo que não combina;
2) Roupa, cabelo e muito desconforto;
3) O medo e o desejo;
4) Saindo do armário;
5) Da homossexualidade à transexualidade;
6) Transexualização;
7) Uma vida de homem.

Na apresentação deste livro, sua autora Márcia Zanelatto diz: ” ... o desejo de transexualização de Thammy rapidamente se revelou o eixo central do livro. A possibilidade de acompanhar esse processo e criar a narrativa que pudesse dar conta da grandeza e complexidade dele me pareceu fascinante. ... Se você espera encontrar aqui um relato de tentativas de suicídio e automutilação, esqueça. Tammy jamais pensou em abandonar a vida.”

Márcia Zanelatto tem obras nas áreas de dramaturgia, roteiro, romance, poesia e biografia. Recebeu alguns prêmios como dramaturga, entre eles o Prêmio APTR de Melhor Autora de 2014, pela peça Desalinho.
Na orelha da capa nos deparamos com a autora de novelas Glória Perez: “Por Glória Perez: ...Se é difícil suportar o incômodo de uma roupa ou de um sapato apertado, imagine a provação de suportar um corpo que não veste sua alma nem sua mente. Um corpo dissociado, que não expressa você – pelo contrário, o agride. Imagine a violência de existir assim, intimidado, clandestino, dentro de uma forma física que você percebe como uma camuflagem de si... E aqui está ele, contando essa difícil e penosa travessia, para nos mostrar que existem muitas formas de viver o masculino e o feminino. É que só se pode ser feliz, na liberdade de SER. Como dizia dona Canô: ‘Ser feliz é pra quem tem coragem’.”


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs