quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

GUERRA E PAZ

Resenha por João de Carvalho

Título: GUERRA E PAZ
Autor: Leon Tolstói
1ª publicação: 1869
Editora: L & P M

Apreciação: 5/5

Resenha:

É o grande romance de Leon Tolstói (1828-1910). É a obra-prima resultante dos oitenta e dois anos de vida desse escritor que projetou os grandes problemas sociais de sua pátria e a grandiosa dramaticidade da alma russa. É um épico da literatura soviética. São mais de mil páginas. Tem mais de quinhentos personagens, mas nove têm mais destaque pela constante atuação no enredo geral do romance de ficção histórica.

Duas famílias se destacam: A Rostov e a Bolkonski. O romancista fez um confronto utilizando-se de personagens importantes e daqueles de tipo comum. A história da Rússia, na época da invasão napoleônica, em 1812, com destaques expressivos para as ações que importavam na guerra, na paz e na campanha. A par destes termos são descritos com toda vivacidade, além dos nobres, também os servos, as sociedades secretas, em face da guerra.

Figuram como personagens principais: Pierre Bezuchov e André seu amigo, sequenciado por estórias de paixões.

A história começa em São Petersburgo e atinge Moscou. Destacam-se importantes passagens nas quais imperam: medo, terror, luto, esperança, humor e alegria.

O título desta monumental obra, uma das maiores de todos os tempos, foi inspirado no autor francês Pierre Joseph Proudhon. É notável a descrição da batalha de Austerlitz, assim como a chegada do exército napoleônico, a ferro e fogo.

Hoje, a Rússia é uma das grandes potências mundiais, abrangendo o maior território, considerando-se sua extensão para a Sibéria. Conhecer a sua história, especialmente através de seus grandes gênios na literatura, que foram: Leon Tolstói e Fiódor Dostoieviski, os verdadeiros intérpretes da alma russa que jamais se encontraram, mas que se autoelogiaram, é muito importante.

Enfim, Guerra e Paz, Crime e Castigo, merecem elogio não apenas meu, mas da crítica mundial.


Recomenda-se a Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs