terça-feira, 27 de dezembro de 2016

OS MAIAS

Resenha por João de Carvalho

Título: Os Maias
Autor: Eça de Queirós
1ª publicação: 1888
Editora: Martin Claret
Páginas: 592



Apreciação: 5/5

Resenha:

 Esta é a melhor obra do realismo português, cujo autor é Eça de Queirós (1845-1900). Pertence à segunda fase de sua obra literária.

Retrata, com ênfase, a alta sociedade portuguesa e seu romantismo decadente. Descreve também a alta burguesia e aristocracia com seu ócio, jogatinas, corridas de cavalo, festas noturnas, adultérios, incestos.

A trilogia de Eça de Queirós se justifica com seus livros: O Primo Basílio, O Crime do Padre Amaro e Os Maias.

O romance realista apresenta esta grande vantagem, funciona como o retrato de uma época. “Na verdade Os Maias é a estória de um incesto entre Carlos Eduardo e Maria Eduarda, irmãos nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, um adultério muito bem premeditado separa-os no começo da vida, tornando-os estranhos um do outro em vinte e muitos anos de separação, para reuni-los mais tarde na mesma Lisboa que os vira nascer, num desses amores impossíveis que obviamente não podia acabar em um happy end (final feliz). Não acabou. Amor de perdição terminaria em tragédia: primeiro pelo suicídio de Pedro de Maia, que a mulher havia minotaurizado, roubando-lhe, além disso, a filha Maria Eduarda, e, pela morte fulminante do velho Afonso Maia, ao dar-se conta dos amores do neto Carlos Eduardo – o seu orgulho, o encanto e a razão de ser de sua vida – com a neta Maria Eduarda que apenas acabara de encontrar” (Viana Moog).

Os Maias pode ser incluído entre as obras primas que poucos leram. No fundo Os Maias é uma rica fonte de sugestões psicoanalíticas. Somente Freud para explicar tamanha obsessão.

Naquela época este romance deve ter causado um impacto muito forte, porque o conceito de família era de grande dimensão moral e o fato veio quebrar esta rigidez familiar, chocando a todos pela sua causa e pelo seu desenlace.

Parece-me que o próprio escritor usou deste argumento, espelhando sua própria vida de criança, quando apenas se apaixonara por Emília, irmã mais nova, tendo ele sido criado pelo avô paterno, longe dos pais.

É um romance forte que deve ser lido só por leitores adultos.

Boa Leitura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs