sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MEU CRESPO, NOSSA HISTÓRIA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Meu crespo, nossa história
Autoras: Mikaela Gabriele e Walkíria Gabriele
Editora: Crivo
Ano: 2016
Páginas: 174

Apreciação: 5/5

Resenha:

Tudo começa na infância, quando, em muitos casos, as críticas ao cabelo começam dentro da própria casa, na família, aliado a uma mídia preconceituosa que valoriza o cabelo liso e traços finos. A maioria relata discriminação na escola por causa do cabelo, causando sensação de inferioridade. Apelidos desagradáveis, risinhos de crítica e todo tipo de bullying.


São anos de sofrimento, cabelos constantemente presos em rabos de cavalo (e personalidades presas). Alisamento com todo tipo de química e dependência destes tratamentos. O trabalho para manter um cabelo sempre liso, fora os danos sofridos pelos fios e couro cabeludo, muitas relatam quedas de cabelo.

Os depoimentos mexeram muito comigo e me fizeram perceber quanto a nossa sociedade é preconceituosa. São histórias de uma vida inteira em busca de aceitação. A dor pode ser bem percebida neste relato em destaque: 

"Lembrar-se da infância, para nós negras(os), pode ser dolorido. Uma dor que só quem é como nós pode partilhar e sentir".

"Não à mídia que cria rótulos, não é a sociedade que vai impor como o nosso "cabelo duro" deve ser. Não existem rótulos. Não existe padrão. Existe mulher, homem e crianças."

E a aceitação de si é o momento mais bonito, a fase de transição a mais libertadora.

 Apesar de ser difícil, a fase de transição é aquela em que o cabelo alisado é totalmente retirado e, muitas vezes, o cabelo fica bem curto. Mas a liberdade da personalidade é algo que não tem preço. A “cura da autoestima” é o resultado de todo trabalho de fortalecimento e aceitação. Fiquei orgulhosa destas mulheres!

O livro é fantástico, apresenta depoimentos reais de mulheres de várias idades. São relatos dolorosos, porém vitoriosos. O livro é recheado de exemplos de mulheres, visando estimular cada vez mais pessoas a se aceitarem e viverem em sua plenitude.

Parabéns às autoras Mikaela e Walkíria, pela iniciativa de estimular o empoderamento e a identidade negra feminina no Brasil.

Recomendo!

Boa leitura!

Obs: Durante o 1º Encontro de Cultura Afro-Brasileira da cidade de Itabirito/MG tive o prazer de conhecer as autoras e ter o livro autografado. Clique aqui para ver mais fotos.

Valkíria, Mara Carvalho e Mikaela


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs