quinta-feira, 16 de julho de 2015

VIDA DE JESUS

                                                                        Resenha por João de Carvalho
      
Título: VIDA DE JESUS

Autor: Plínio Salgado

Editora: Voz do Oeste

Páginas: 640

Ano: 1977 – 20ª Edição

Apreciação: 5/5

 Resenha:

            Refiro-me à 20ª Edição que registra a carta do notável filósofo e sacerdote Jesuíta, Leonel Franca que assim se expressou sobre esta magnífica Vida de Jesus, escrita pelo Dr. Plínio Salgado: “O meu caro amigo acaba de enriquecer a literatura brasileira com um grande livro, único talvez no seu gênero. Neste grande monumento elevado à Glória de Cristo colaboraram em contínua harmonia a informação exata do historiador, a piedade sincera do cristão e a inspiração sempre delicada e por vezes sublime do artista”.
Este livro, na década de quarenta alcançou o mercado externo, com grande repercussão, de Portugal, Espanha e Itália. Todos os jornais do Brasil e do exterior elogiaram o valor e a beleza histórico-literária deste grande livro. Dizia o autor que “no mundo atormentado de hoje, a significação deste livro é a da frase imortal de Felipe gritando a Natanael: achamos Aquele de quem Moisés escreveu e os profetas anunciaram”.
O Ponto de Partida é Nazaré, aldeia montanhosa, cheia de poesia da terra. Seguem-se todos os passos da vida de Jesus, do seu nascimento até o sacrifício da Cruz, Ressurreição e Ascensão. O Livro é um grande poema em prosa. É uma obra que merece ser reeditada, com os grandes recursos gráficos de hoje. Não pode ser confundida com o pensamento político do autor, porque ela é essencialmente a manifestação de seu grande espírito religioso. É uma grande recomposição histórica de Plínio, do qual Cassiano Ricardo chamou de “Viagem no Tempo e no Espaço” e Menotti del Picchia intitulou de “A longa viagem”.
Leitura agradável e bela. Li a vida de Cristo de vários autores, mas esta é a que mais me agradou.
Recomendo sua Leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs