domingo, 19 de julho de 2015

FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA

           Resenha por Mara Carvalho

Título:  Fique onde está e então corra
Autor: John Boyne
Editora:  Seguinte
Ano:2014
Páginas: 224

Título Original: Stay where you are and then leave
Tradutor: Henrique de Breia  Szolnoky
Apreciação:  4/5

Resenha:

O livro é narrado em 3ª pessoa sob o olhar de Alfie Summerfield, um menino de apenas 5 anos de idade.

A história se passa em Londres, e inicia com a 1ª guerra mundial. A maior parte do livro é narrada aos 9 anos de idade do menino.

O dia do aniversário é um dia marcante, mas para Alfie tem um sentido ainda maior. Foi no dia de seu 5º aniversário que a notícia da guerra se espalhou. Uma lembrança triste, difícil de esquecer, ainda mais para uma criança.

George Summerfield vai para o front defender seu país. Enquanto o pai está em luta, sua mãe Margie tem de trabalhar muito para trazer um pouco de dinheiro para casa. A época é difícil, a escassez da comida, a falta do pai, as incertezas da guerra, a saudade e a expectativa com o fim da guerra são constantes.


Mas, 4 anos se passam e a guerra não acaba, Alfie tem que ajudar a mãe, nem que seja escondido ele tem de trabalhar.

A falta de notícias do pai o deixa aflito. Para todos efeitos, a mãe diz que o pai está numa missão secreta e por isso não escreve mais para eles. Mas, como toda criança, Alfie não sossega até descobrir alguma pista sobre o paradeiro do pai.

Ele precisa encontrá-lo. Esta é a missão secreta de Alfie.

Um lado sombrio dos veteranos de guerra é levantado neste livro . além dos problemas físicos, muitos soldados voltam com problemas psicológicos seríssimos.

O autor mostra também como são tratados aqueles que se recusam  ir para a guerra, aqueles que se recusam  pegar em armas e ferir alguém.

O lado triste da guerra para quem vai e para quem fica.

O livro é lindo e muito bem escrito.  Uma história de amor e superação que vale a pena ser lido.

Então não perca tempo!
Boa leitura!


Sinopse:
Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.
Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs