quarta-feira, 15 de julho de 2015

LAFAYETTE - UM JURISTA DO BRASIL


                                                                          Resenha por João de Carvalho

Título: LAFAYETTE – UM JURISTA DO BRASIL

Autores: Doorgel G.B. de Andrade e Lafayette Andrade

Páginas: 201

Editora: Del Rey Ltda.

Edição Especial

Ano: 2012

Apreciação: 5/5

Resenha:

        Foi um jurista do Brasil e um dos maiores civilistas do nosso País. Este livro, mui bem estruturado tem como organizador o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrade e Lafayette Andrada como coordenador geral. Esta edição especial registra também, os nomes de Maria Auxiliadora de Faria, Lygia Leite Pereira e Paulo Roberto de Gouveia Medina.  
         O sumário é composto por treze capítulos superpertinentes. Há as apresentações da primeira e segunda edições, cuidadosamente escritas pelo coordenador e organizador. Destacam-se, no delicado e apreciado conteúdo, a imagem admirável do homem-família, do advogado culto, do ministro da justiça, do homo judicial, do cônsul em notáveis missões, do jurisconsulto, do notável civilista, e, já no outono da existência seu interesse pelo Direito internacional. É um livro escrito numa linguagem pura, castiça e atraente.
Na contracapa externa, há pronunciamento de grandes personalidades contemporâneas a ele, que não pouparam elogio à sua personalidade, sua atuação e suas obras, entre os quais destacamos: Rui Barbosa, Pedro Lessa, Clóvis Bevilácqua, Edmundo Lins, Rodrigo Otávio e Milton Campos. As declarações destas personalidades suprem qualquer omissão nossa e realçam a grandeza, o prestígio pessoal e a biografia de Lafayette Rodrigues Pereira. Encerro com a apreciação de Rui Barbosa de Oliveira: “Lafayette se convertera na maior sumidade entre os nossos jurisconsultos vivos”.
Belo Horizonte homenageou-o com o Fórum Lafayette. O nome Conselheiro Lafayette, cidade do Estado de Minas Gerais, também é uma homenagem a ele.
Biografia de Leitura superagradável.
Recomendo-a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs