quinta-feira, 16 de julho de 2015

A FILHA DO PAPA

Resenha por João de Carvalho

Título: A FILHA DO PAPA
Autora: Caroline P. Murphy
Páginas: 473
Editora: Record
Edição: 1ª.
Ano:  2013

Apreciação: 4/5
  
Resenha:

O Renascimento é uma fase da história que sucede ao fim da Idade Média. Esta chamada de a idade mais obscura, mais negra dos tempos. É a Idade do Meio, onde, infelizmente, floresceu a terrível Inquisição, pela força da qual, grandes personagens da história perderam a vida, pelas formas mais deprimentes e brutais. O título é “a biografia de uma heroína esquecida”, a extraordinária Felícia dela Rovere, uma verdadeira “obra-prima”.

Em sua vida contemplou, assistiu a pintura da Capela Sistina e seu pai funda a Igreja de São Pedro, em Roma. Casou-se com Gian Giordano Orsini, um elemento da elite de seu tempo. O Livro aborda os temas referentes: A filha do Cardeal, a filha do Papa Júlio II, sua ligação com a família Orsini. A mulher empresária e caçadora de maridos ricos e célebres para suas filhas, como a mãe mais amorosa do mundo.

A descrição da queda de Roma,  com seus sacrifícios e seus horrores, é descrita com absoluta frieza e exatidão, pelas hordas de bárbaros invasores, pelas tropas de Carlos V, em 1527, em antagonismo com o Papa Clemente VII. Felícia foge de Roma. Depois ela retorna e encontra uma cidade dizimada pela violência e a população pelas doenças. Esta filha bastarda de um papa envolve muitos ensinamentos. Roma e seus arredores estão cheios de lembranças dela.     Rafael retratou-a no meio de uma pintura importante de seus afrescos, em “A Missa de Bolsena”.

É uma Leitura de sabor histórico agradável.
Confira!

Boa Leitura.

(Felícia dela Rovere está vestida de preto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs