domingo, 5 de julho de 2015

ORAÇÃO AOS MOÇOS

Resenha por João de Carvalho

Título: ORAÇÃO AOS MOÇOS
Autor: Rui Barbosa de Oliveira
Páginas: 48
Editora: Del Rey
Ano: 2008

Apreciação: 5/5
  
Resenha:

         É um discurso escrito em 1920 pelo extraordinário jurista, Rui Barbosa de Oliveira (1849-1923), como paraninfo dos alunos formandos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Não houve personagem tão importante como este grande Liberal e democrata, republicano, abolicionista e orador, na transição do Império para a República. Rui Barbosa foi eleito com todo mérito possível e considerado o maior jurista do século XX, com 75% dos votos de uma notável e seleta comissão de intelectuais brasileiros. 

          O nosso “Águia de Haia”, em 1907.participando da Conferência de Paz, na Holanda, como embaixador brasileiro, defendeu a posição internacional do Brasil com o máximo de competência e reconhecimento. Rui, quando escreveu a “Oração aos Moços”, já estava doente, por isto sua magistral peça de Paraninfo foi lida pelo professor Reinaldo Porchat.

O Livreto com esta mensagem traz a maior expressão da alma jurídica deste Homem, fã de Charles Chaplin. É uma leitura de profunda reflexão para os jovens advogados, senão para todos os militantes jurídicos. “É uma verdadeira prece, que comove e anima, em que o Mestre afirma que ler é preciso, porém o mais importante é refletir sobre o lido”, comenta Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza.

Boa Leitura.

É o máximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs