quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

OS TRÊS MOSQUETEIROS

Resenha por João de Carvalho

Título: Os três mosqueteiros
Autor: Alexandre Dumas
1ª publicação: 1844
Editora: Zahar
Páginas: 688
  
Apreciação: 5/5

Resenha:

O genial autor francês deste livro é Alexandre Dumas (1802-1870), definido por Jules Michelet como: “O senhor é uma força da natureza”. 

Na nossa grande aldeia global, esse romance ganhou força e expressão através do cinema, televisão, revistas em quadrinhos. Podemos dizer que este livro é considerado o último e espetacular romance de cavalaria. Lembremo-nos que Miguel Cervantes de Saavedra enterrou este gênero cavalheiresco com sua monumental obra conhecida como Dom Quixote de La Mancha. Perdeu o pai aos quatro anos. Escreveu várias peças teatrais, com apresentações de grande êxito.

D’Artagnam ambicioso em alistar-se nos mosqueteiros do rei, bate-se com os mais valentes mosqueteiros da corte: Porthos, Athos e Aramis, com tal galhardia e bravura que acaba por se estabelecer entre eles”. O cardeal Richelieu é apresentado por Dumas como uma figura satânica. D’Artagnam, jovem gascão (da Gasconha) foi a Paris com a finalidade de se tornar um membro da guarda oficial do soberano Luis XIII, como um dos mosqueteiros do rei. Para tanto luta com os três mosqueteiros do palácio, em duelo. Destacou-se tanto pela bravura que acabou juntando-se com eles, contra a guarda do cardeal Rechelieau. Eles trocam votos de amizade. Afinal, defenderiam o lema: “Todos por um! Um por todos!”. Vencem a guarda! Levados ao rei, não são punidos, a despeito do pedido do cardeal, mas são incluídos na guarda da Madame Esserts.

Hoje, os três mosqueteiros, que na verdade são quatro, pela força especialmente do cinema, conquistou o público mundial, onde são mostradas as melhores e mais vibrantes atuações dos espadachins concretizadas nos mosqueteiros do rei. São horas de diversão sadia. Com atração de grande público às telas cinematográficas, num filme de muita e apreciada ação. Com o uso de aluguel de filmes é divertido assisti-lo em casa.

É um romance de capa e espada. É um bom livro de diversão e leitura amena, atraente e com muita ação e história de reis e rainhas, com suas loucuras e artimanhas, aventuras e surpresas. Recomendo.

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs