quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CLARA DOS ANJOS

Resenha por Mara Carvalho

Título: Clara dos Anjos
Autor: Lima Barreto
1ª publicação: 1948
Editora: Martin Claret
Páginas: 157
  
Apreciação: 5/5

Resenha:

Escrito em 3ª pessoa a história se passa no subúrbio carioca. De linguagem simples e de fácil leitura o livro conta a história de Clara dos Anjos, uma bela moça de 17 anos, filha única do carteiro Joaquim dos Anjos e Engrácia.

Criada com todos os cuidados e zelos, uma moça ingênua, recatada, carinhosa e obediente aos pais, está prestes a cair nas garras de Cassi Jones de Azevedo, um rapaz branco sem escrúpulos, que tem como prazer e como hobby seduzir moças simples, normalmente negras e pobres, solteiras ou casadas e depois abandoná-las em má situação perante a sociedade.

“A atração por uma qualquer mulher não lhe desdobrava em sentimentos outros, às vezes contraditórios, em sonhos, em anseios e depressões desta ou daquela natureza. O seu sentimento ficava reduzido ao mais simples elemento do Amor – a posse. Obtida esta, bem cedo se enfarava, desprezava a vítima, com a qual não sentia mais nenhuma ligação especial, e procurava outra.”

Apesar da péssima conduta e comportamento do filho, D. Salustiana desprezava as moças arruinadas e estava sempre a defender o filho. Já o pai, Manuel Borges de Azevedo, não aprovava o comportamento do rapaz, entretanto nada fazia de concreto para mudar a situação e nem conseguia exigir responsabilidade dele.

“A mórbida ternura da mãe por ele, a que não eram estranhas as suas vaidades pessoais junto à indiferença desdenhosa do pai, com o tempo, fizeram de Cassi o tipo mais completo de vagabundo doméstico que se pode imaginar. É um tipo bem brasileiro.”

Lima Barreto se utiliza da personagem para discutir o tema discriminação racial e social.

Vários personagens são apresentados como: D. Margarida, Marramaque, Lafões, Meneses e outros mais.


A obra foi concluída em 1922, ano de morte de Lima Barreto e publicada postumamente em 1948.

Nos dias 26 a 30 de julho de 2017 a FLIP (Festa Literária Internacional e Paraty) vai homenagear o escritor brasileiro Lima Barreto:

"De acordo com a organização da Flip, "a edição resgatará a trajetória de um homem que estabeleceu-se como escritor no Rio de Janeiro, capital da Primeira República e da cultura literária do país. Em um meio marcado pela divisão de classes e pela influência das belas letras europeias, era difícil para um autor brasileiro com as suas origens afirmar seu valor". Joselia Aguiar, jornalista que assumiu a curadoria da Flip 2017, fala que Lima Barreto por muito tempo "ficou na 'aba' de literatura social, e sua obra e trajetória possibilitaram muitos debates sobre a sociedade brasileira"."

Para saber mais informações sobre a FLIP, clique aqui.

Eu já estou louca para participar do evento.

Quanto a obra Clara dos Anjos e óbvio que recomendo!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs