terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O ATENEU

Resenha por João de Carvalho

Título: O Ateneu
Autor: Raul d’Ávila Pompéia
1ª publicação: 1888
Gênero: Romance
Editora:Best bolso
Páginas: 224
  

Apreciação: 4/5

Resenha:

 É uma obra-prima muito importante do escritor Raul d’Ávila Pompéia (1863-1895), escritor brasileiro, nascido em Angra dos Reis. O Ateneu foi publicado primeiro em folhetins e ilustrado com desenhos do próprio autor. O livro é considerado como “Crônica de Saudades”.

É a história do menino Sérgio, no internato “Ateneu”. Tem o foco narrativo na primeira pessoa, com um tom reflexivo que o afasta da objetividade.

Sinto-me muito à vontade para escrever sobre esse assunto, com conhecimento de causa, porque fui aluno interno durante 08 anos (antigo ginásio e colégio, hoje fundamental e médio) em São João del-Rei.

O Ateneu é um livro de memórias, ou seja, o tempo da ação é anterior ao tempo da narração. O personagem Sérgio já adulto narra seu tempo de aluno interno no Ateneu; a narrativa é feita em primeira pessoa e Sérgio é o personagem narrador. O Ateneu é um romance autobiográfico; a fronteira entre a ficção e a realidade é muito frágil. As identidades são claras: Sérgio é Raul; o Dr. Aristarco, visconde de Ramos, é na realidade, o Dr. Abílio César Borges. Ateneu é o Colégio Abílio. Sérgio, assim como Raul, entra no colégio com onze anos de idade. O Ateneu, segundo Mário de Andrade é a ‘vingança’ do autor contra a estrutura do internato. É a representação da monarquia decadente, e Aristarco, a do governo. Todavia, não é o internato que faz a sociedade; o internato a reflete”(Português, Ensino Médio de Nicola, Floriana e Ernani, pág. 409).

O incêndio que acontece no fim do livro, destruindo o Ateneu representa o fim de uma sociedade viciada, ou mesmo a derrocada da monarquia.

Em suma, o livro é a expressão forte de uma situação real, que foi a vida do internato para fins escolares, com alunos afastados das próprias cidades ou vilas para fins de estudos.

Isto também aconteceu com os tradicionais Colégios do Caraça e Dom Bosco de Cachoeira do Campo, onde se formaram grandes personagens e profissionais da sociedade mineira e brasileira.

Vale a pena ler.


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs