sexta-feira, 1 de maio de 2015

CORAÇÕES FERIDOS

Resenha por Mara Carvalho

Título: Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Editora Novo Conceito
Ano 2013
Páginas 253
Título Original: Black heart blue
Tradução: Thiago Mlaker

Pontuação:   5/5

Resenha:

O livro narra a trágica história de duas irmã gêmas, Rebecca e Hephz. A autora intercala capítulos, ora do ponto de vista de Rebecca (Depois da morte de Hephzi), ora de Hephz (Antes de sua morte),

As irmãs eram muito unidas e guardavam em segredo tudo que se passava dentro da casa dos pais. O Pastor Roderick, pai das meninas, era um religioso fanático e a mãe era totalmente submissa a ele. O livro traz um tema bem pesado, falta de amor, carinho, privações em todos os sentidos, inclusive de alimentação. Sofrimentos físico e psicológico.  Realmente mexe com os sentimentos e nos faz pensar como pode uma mãe ser cúmplice de tanta maldade.

Rebecca era portadora da Síndrome de Treacher Collins, que lhe dava uma aspecto diferente no rosto. Ela sofria muito preconceito decorrente de sua aparência. Hephz sempre tentava protegê-la. Os pais nunca procuraram apoio médico para tentar minimizar os problemas de Rebecca. Ela só colocou um aparelho para surdez,  por caridade dos médicos, quando foi para o hospital após ser espancada pelo pai.

Mesmo com tanto sofrimento ainda tinham lembranças felizes, como os momentos que passaram com sua avó materna na infância.

Por insistência de Hephz os pais deixam as meninas, pela primeira vez na vida, frequentar a escola. Elas já eram adolescentes quando iniciaram a vida escolar. Hephz queria ser popular e várias vezes ela excluía Rebecca da sua companhia. Hephz tentava levar uma vida normal diante de seus colegas da escola e, sempre que podia, saía escondido à noite para encontrá-los.

As irmãs se amavam muito, apoiavam uma à outra e compartilhavam um sonho de fugir daquela situação e viver uma vida melhor.  O que infelizmente não era mais possível para Hephz,  Rebecca acalentava este sonho, mas precisava ter coragem.

É uma história triste, infelizmente muitas crianças são vítimas da violência dos próprios pais.  Enquanto lia, tive raiva dos pais, fiquei indignada, torci por Rebecca,  chorei, enfim, Louisa Reid fez um belo trabalho. Vale a pena ler Corações Feridos!

Se você gostou da resenha, aventure-se na leitura.

Beijos e Boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs