sábado, 16 de maio de 2015

BANDO DE LADRÕES

Resenha por João de Carvalho

Título: “BANDO DE LADRÕES”
Autor: Richard Z. Chesnoff
Editora: Manole Ltda
Ano: 2001
Páginas: 376

Pontuação: 3/5

Resenha:

É um livro que retrata “como Hitler e a Europa saquearam os Judeus e cometeram o maior roubo da história”. Foi escrito por Richard Z. Chesnoff.

Há uma descrição pormenorizada da Alemanha, Áustria, Tchecoslováquia, Países baixos, Noruega, França, Espanha, Suécia, Turquia e Vaticano. Todos com seus problemas e atitudes em relação aos Judeus e outras minorias sacrificadas na vida e nos bens. Os atrozes sofrimentos, os saques, as câmaras de gás e a selvageria nazista.

É um livro escrito com inteligência e coragem. O autor chama a atenção “para a injustiça das pilhagens narrando as histórias pessoais de suas vítimas” É a visão completa do Holocausto e do pós-Holocausto, feita por um jornalista inteligente, atento, meticuloso, ousado, intimorato que não foge à narração da verdade entre 1939 e 1945, durante a 2ª. Grande Guerra.

É um livro com a profundidade de um verdadeiro detetive, ao encalço de Adolf Hitler e seus carrascos, para os quais os Judeus eram a “escória da terra, um câncer da sociedade, um tumor maligno” que deveriam ser extirpados.

É um livro que mostra que “sem justiça, não há paz”, que o receptador e o gatuno são ambos, ladrões. As constantes pilhagens aparecem maldosamente de forma nua e crua.

É um bom livro!


Boa Leitura!


Sinopse:

“Bando de Ladrões, de Richard Z. Chesnoff, abre as portas que a maioria dos países europeus mantinha trancadas e mostra a desintegração e a pilhagem dos bens dos judeus durante o Holocausto e no pó-Holocausto. Até hoje, a maioria dos livros sobre o roubo desses bens tem focalizado apenas alguns dos governos, nações e países envolvidos. Bando de Ladrões evidencia a atuação de vários países e chama a atenção para a injustiça da pilhagem narrando as histórias pessoais de suas vítimas. O livro registra o maior roubo de capital judeu da História. É um relato jornalístico que reflete a abordagem honesta do premiado Richard Chesnoff, um jornalista sênior que jamais cedeu a pressões políticas e sociais. Ler Bando de Ladrões é importante. Talvez, no futuro, este livro abra as portas para a justiça entre os grupos étnicos da aldeia global.”


                Yaffa Eliach, professora, autora de There Once Was a World: A 900-Year Chronicle of The Shtetl of Eishyshok e organizadora da exposição Tower of Life no Museu em Memória do Holocausto dos Estados Unidos, Washington, D.C. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs