segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MADAME BOVARY

Resenha por João de Carvalho

Título: MADAME BOVARY
Autor: Gustave Flaubert
Ano de publicação: 1856
Editora: Martin Claret
Ano: 2003
Páginas: 410

Apreciação: 5/5

Resenha :

Escrito por Gustave Flaubert (1821-1880) que rompeu com a Escola Romântica, abraçando e escrevendo sob inspiração Realista. Foi um escândalo em sua época, através da produção e publicação de suas obras, com destaque especial pelo contido no seu livro: Madame Bovary (1857), no qual se registra a história de Emma Bovary.

Foi combatido pelos escritores Românticos acusando-o de escandalizar a sociedade porque ofendia a moralidade pública e expunha abertamente o conceito de adultério, com suas humanas fraquezas. Hoje, em nossa Legislação desapareceu esta figura, tal a elasticidade moral dos tempos modernos.

Flaubert é considerado fundador do Realismo, por sua visão literária ultrarreal , na França. Afinal, a revolução industrial foi a responsável, em tese, pela mudança da mentalidade romântica para a realista.

Flaubert buscou o ideal de uma arte objetiva e impessoal, conseguindo através de Madame Bovary.

Foi alvo até de Processo, denunciado como escandaloso, assegurando a notoriedade do livro. “Seu personagem central é a esposa de um pequeno médico da roça que, reagindo contra a mediocridade da vida que levava, é arrastada à uma aventura amorosa que a leva à morte”. Emma foi vítima do primeiro conquistador cruzando o seu caminho.

Este romance foi levado às telas do cinema francês, com atuação da bela atriz Isabelle Huppert, ambientada na França do século XX. Enfim, foi a primeira narrativa realista europeia, no mundo da revolução industrial.

Quem gosta e procura sintonizar-se com a corrente literária realista, afastando-se da romântica – objetivando motivar a transição literária gerada pela época – encontra neste romance realista e ousado, apreciado desde seu lançamento, elementos ideais.

“Madame Bovary é uma revelação: com mais de 150 anos parece tão atual como se fosse o romance do amanhã”.

Boa Leitura!

Algumas das produções em cinema:

1949 :





















1991:



















2014:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs