sábado, 24 de setembro de 2016

INOCÊNCIA

Resenha por João de Carvalho

Título: Inocência
Autor: Alfredo d’Escragnolle Taunay
Ano de publicação: 1872

Apreciação: 5/5

Resenha :
  
Alfredo d’Escragnolle Taunay ou simplesmente Visconde de Taunay (1843-1899), escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, descendente de franceses, é o notável autor destas obras históricas: “Retirada de Laguna” (1871)  e  “Inocência” (1872). Esta de grande popularidade no Brasil, ao lado de “A moreninha” e “Iracema”.

O Romance em análise está situado entre o romantismo e o realismo brasileiros, como figura de transição.

Foi ambientado no interior do Mato Grosso. Este espaço é o do sertão, mas de profundo e notável encantamento pela sua vegetação e cerrado. É nele que nasce um dos mais belos romances brasileiros. Sob a direção de Walter Lima Júnior, em 1983, esta obra virou filme, com grande aceitação do público jovem.

Ela foi traduzida para várias línguas, inclusive Japonês.

Nesta obra explode “A capacidade de Taunay em fazer um impressionante retrato de pessoas, costumes e região interiorana do Brasil. Inocência é a história de um amor trágico vivido por Ela e Cirino. Este é um jovem boticário (farmacêutico), que se apresenta como médico, nas viagens que empreende pelo sertão. O sertanejo, senhor Pereira, pai da jovem, oferece-lhe hospitalidade, em troca da cura de sua filha, que sofre de malária. Com a convivência nasce o amor entre eles” (Literatura Brasileira de M. L. Abaurre e Marcela Portara).

É uma obra tão especial que virou libreto de ópera, adaptado para o teatro.

As Personagens principais são: Senhor Pereira, Dr. Cirino, Inocência e Manecão.

O desfecho de Inocência relembra os personagens dos notáveis romances: “Romeu e Julieta” e “Tristão e Isolda”, clássicos da literatura mundial.

Enfim, quero destacar  que este romance caiu no gosto popular, especialmente, dos jovens estudantes das nossas Escolas atuais, com grande aceitação.

Por isto e pela qualidade da narrativa superatraente, recomendo-a, como romântica expressão da mais bela escrita regionalista do nosso país, ambientada no sertão.


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs