sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CASA DE PENSÃO


Resenha por João de Carvalho


Título: Casa de Pensão
Autor: Aluísio de Azevedo
Editora: Martin& Claret
Páginas: 334
Gênero: Romance

Pontuação: 5/5

Resenha:

Aluísio de Azevedo (1857/1913), maranhense que faleceu na Argentina é o autor deste Livro, sendo um dos melhores e maiores autores do Naturalismo, corrente que deu sequência ao Realismo. A narrativa é marcada pela vigorosa análise social a partir de grupos humanos marginalizados em que se valoriza o coletivo, como em “O Cortiço”, “Casa de Pensão” e “O Mulato”, seus maiores e mais conhecidos romances. O romance Naturalista   leva o realismo às últimas consequências. Com esta obra foi o primeiro escritor das “massas”.

Parece-me que Aluísio inspirou-se, para escrever este romance saboroso e convincente, no fato verídico chamado “Questão Capistrano”, que abalou o Rio de Janeiro, também numa pensão, com a morte de João Capistrano, amante de Júlia. Em “Casa de Pensão”, João Coqueiro e sua esposa Madame Brizard atraem Amâncio para a pensão deles, com a finalidade de se casar com Amélia, irmã do proprietário da pensão, e, também, tomar-lhe o dinheiro. Foi um jogo sórdido, vergonhoso e mau porque acaba-se com a monte de Amâncio assassinado, após ser acusado de seduzir Amélia. Pois bem, o assassino João Coqueiro é julgado e absolvido alegando que Amâncio seduzira Amélia. Este fato teve grande repercussão entre os leitores, porque Coqueiro foi rejeitado pelo povo. O autor baseou-se em fato real para escrever o livro, com Amâncio, na personagem central, marcado pela fatalidade. Os personagens é que dão vida ao tema; com uma linguagem padrão da época. O autor abusa da “Apossínclise” que é a colocação abusada dos pronomes oblíquos. Atualizando o fato, o nosso Código Penal por muitos anos consagrou a “legítima defesa da honra”, ou seja, o mesmo argumento alegado por João Coqueiro, a favor da irmã, sendo ele absolvido.

É, portanto um romance realista com desenlace no Naturalismo porque o público fica chocado com a sexualidade explícita dos textos naturalistas. Romance escrito em 3ª pessoa dá força à uma linguagem descritiva impiedosa, na busca da realidade dos fatos. Bom e atraente romance, cujo conteúdo é uma realidade Naturalista.


Recomendo. Boa Leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs