quinta-feira, 9 de junho de 2016

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA


Resenha por João de Carvalho

Título:  Romanceiro da Inconfidência
Autor: Cecília Meireles
Ano de publicação: 1953



Apreciação:  5/5

Resenha:

É um livro da poetisa, professora, pedagoga e jornalista Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964), nascida na Tijuca, Rio de Janeiro.

Órfã de pai e mãe, foi criada pela avó. Por isso ressalta-se sua vida marcada pela dor e solidão.

Ela pertence à 2ª geração dos Modernistas do Brasil, cujos personagens literários viveram um mundo de guerra e autoritarismo! Mas, também de valorização mística e consciência social. De tendência espiritualista dedicou-se à poesia.

O Romanceiro da Inconfidência data de 1953. É um poema de alto valor poético, em que a autora reconstitui a história da Inconfidência Mineira e mostra seu olhar perspicaz dando novas dimensões a este episódio doloroso da nossa história pátria, culminando com o sacrifício de Tiradentes.

O livro abrange um período de 138 anos, reconstruindo fatos situados entre 1698 a 1836.

Joaquim José da Silva Xavier surge como um “Avatar” de Cristo, uma espécie de redentor do Brasil que abriria as portas da Liberdade. Os comentaristas afirmam que “Ao mesmo tempo que a autora buscava na tradição cultural o mito do herói mártir, Cecília Meireles construía, poeticamente, sua versão dos fatos”.

Cecília ao recontar minuciosamente este extraordinário episódio da vida Nacional, valeu-se de fontes históricas, como “Os Autos da Devassa”, mas não quer dizer que se trata de um texto histórico simplesmente, porém um trabalho espetacular de criação poética.

É uma meditação especial, bela, imponente, saborosa do destino de homens/mulheres que viveram uma fase perigosa e difícil da história brasileira, escrava da Coroa Portuguesa, com toda sua imposição e cobiça do ouro das nossas Minas Gerais. Tudo isto revivido pela sensibilidade poética de uma verdadeira e consagrada poetisa brasileira, que honra nossas letras, com uma coletânea de poemas que contam a história de Minas Gerais dos inícios da Colonização, século XVIII até a Inconfidência Mineira, com 85 episódios românticos.

É uma obra mais lírica que narrativa, defendendo sempre os brasileiros mais fracos, no episódio da Inconfidência Mineira.

Boa Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs