sexta-feira, 10 de junho de 2016

EVELINA

Resenha por Mara Carvalho


Título:  Evelina
Subtítulo: A história da entrada de uma jovem dama ao mundo
Autora:  Frances Burney
Ano da 1ª publicação: 1778
Editora no Brasil: Pedra Azul
Ano: 2014
Páginas: 387

Apreciação:  5/5

Resenha:

Frances Burney, escritora inglesa, foi uma das mais famosas romancistas do final do século XVIII. Sua obra influenciou escritoras famosas como Jane Austen e Edgeworth. O seu tema predileto era a mulher e a sociedade da época.

Em seu romance "Evelina", ela conta a história da entrada de uma garota de seus quase 18 anos de idade ao mundo social. A história é escrita através de cartas, portanto, este é um romance epistolar.

A leitura é muito fácil e a história é encantadora.

Órfã de pai e mãe, Evelina fora educada pelo Rev. Mr. Villars. Sempre viveu no interior, em Berry Hill. O relacionamento entre eles é de profundo respeito, enorme devoção e carinho.

Caroline, a mãe de Evelina, em seu leito de morte suplica para que Mr. Villars crie sua filha e não revele a identidade de seu pai à criança. 

Amigos da família convidam Evelina para passar uma temporada em Londres na companhia da jovem Miss Mirvan.

Nos bailes em Londres, sua beleza e ingenuidade são alvo de vários comentários, alguns maliciosos. Comportamento de uma sociedade exigente e superficial deixam Evelina confusa, com o passar do tempo ela consegue driblar todos os inconvenientes.

A história é muito rica em detalhes. As cartas trocadas mostram claramente todos os acontecimentos e é quase que um diário.

Muitos personagens fazem parte desta história como Lady Howard (amiga da família), Madame Durval (avó de Evelina), Lord Orville (rapaz polido e de boa índole e que encanta a Evelina), Sir Clement Willoughby.

Vale observar que o livro é ilustrado em seu interior com pequenas gravuras originais.

A capa é maravilhosa, pintura de John Hoppner datada de 1780, feita especialmente para este livro e presenteada a autora. A capa é uma obra de arte.

É o primeiro livro da Editora Pedra Azul que li e adorei!

Enfim, um livro lindo, vale a pena!  

Boa leitura!

Obs: Este livro faz parte da minha lista de desafio de leitura:   "Desafio 501 grandes escritores". (clique aqui para entender o desafio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs