segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ISABELLA DE MEDICI

A    VIDA  GLORIOSA  E  O   FIM  TRÁGICO  DE   UMA  PRINCESA  DA  RENASCENÇA

Resenha por João de Carvalho

Título: Isabella de Medici
Subtítulo: A vida gloriosa e o fim trágico de uma princesa de Renascença
Autora: Caroline P. Murphy
Editora: Record
Páginas: 460

Pontuação: 4/5

Resenha:

ISABELLA DE MEDICI
(1542 - 1576)

Na época do Renascimento, como em qualquer outra época da história, a ganância pelo poder faz todo e qualquer crime.

Isabella Romola é filha da espanhola Eleonora Toledo e de Cósimo I, que iniciou sua vida como primo pobre dos Médici e terminou como o primeiro grão-duque da família.

Isabella teve um irmão cardeal chamado João. Pedro, o caçula, se revelou o mais perturbado dos onze filhos de Eleonora. Francisco, o irmão mais velho, foi a figura mais sinistra, quiçá a peça mais trágica e violenta da família, especialmente em relação à Isabella. Paulo Giordano Orsini (1541-1585), marido desta extraordinária mulher, foi pouco presente, conhecido mais por esbanjar e por sua predileção pela violência. Troilo, amante de Isabella, era um cortejador de Catarina de Medici.

O romance segue uma dinâmica de fatos históricos reais, com expressiva versatilidade impressa pela autora deste relato renascentista, muito inteligente. Parece-me que este livro poderia oferecer um argumento fascinante para realização de um filme.

O talento da escritora Caroline P. Murphy é incontestável, já provado no romance “A Filha do Papa”, comentado neste Blog.

 “A verdade é que essa trágica heroína tinha a oportunidade de pensar e criar, de amar e ser amada, numa época em que as mulheres eram valorizadas apenas devido ao dote em dinheiro que representavam... O brilhantismo, a ousadia, a paixão de Isabella nunca mais serão reprisadas, com a mesma intensidade desta mulher,” Isabella, “estrela da corte dos Medici,” que reluzia e brilhava. Ela é uma grande representante da Itália Renascentista.

Merece ser lido!

Boa leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs