domingo, 8 de novembro de 2015

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA

                   Resenha por  João de Carvalho

Título: A Conspiração Franciscana
Autor: John Sack
Editora: Sextante
ano: 2007
Páginas: 448

Apreciação:  5/5

Resenha: 

São Francisco de Assis (1182 – 1226) foi um gigante da Santidade. Foi hábil vendedor de tecidos. Participou de disputas em cidades, tendo sido levado à prisão de Perúgia. Apurado cavaleiro, mas uma aparição especial veio jogar por terra sua decisão. Estando em oração na Igreja São Damião, o Senhor lhe falou, dando-lhe uma gigantesca missão, com estas preciosas palavras:

“Francisco, vai e repara a minha igreja, que como vês, está em ruínas”.

De cavaleiro determinado passou à defesa do Senhor, com toda alma, amor, disposição. Rasga suas vestes nobres, devolve ao pai, e, sai, despido, para outra grande missão divina. A decepção do seu genitor foi grande, mas Francisco cumpriu integralmente sua pretensão. Tendo várias ordens religiosas, entre elas, a dos Franciscanos, a ordem dos Capuchinhos e dos frades Franciscanos conventuais, tornou-se o maior,  mais respeitado e seguidor da ordem da Igreja.

A Editora Sextante assim descreveu a apresentação do livro – A conspiração Franciscana – escrita por John Sack: “Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São Francisco, escreve uma  carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo. Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações.

Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada? Ao buscar respostas, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.”

Em suma, é um livro que alimenta a alma do leitor de preciosas mensagens de Francisco, até a sua morte, pranteada pelos seus frades e contemporâneos.

O atual Papa  escolheu, para formalizar o seu pontificado, o título de  “Francisco”.

Vale a pena ler este livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs