terça-feira, 24 de outubro de 2017

OS INOVADORES

Resenha por João de Carvalho

Título: Os Inovadores.
Autor: Walter Isaacson
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Páginas: 505

Apreciação: 4/5
Resenha:
É uma biografia da revolução digital pelo computador e pela internet, que são duas das mais importantes invenções de nosso tempo. Foram criadas de maneira colaborativa e não solitariamente, como as descobertas de Edison, Bell e Morse. Foi um verdadeiro trabalho em equipe, apesar de viverem em tempos diferentes.
“A história do mundo, dizia Thomas Carbyle, não é mais do que a biografia dos grandes homens. Quando se fala em inovação, na era digital, entram em cena várias forças pessoais culturais e históricas. A colaboração que criou a era digital não ocorreu apenas em contemporâneos, mas também entre gerações”.
As gerações atuais já nascem mexendo em tablets e smartphones, mas há poucas décadas a computação pertencia ao domínio dos cientistas, militares e poucos empreendedores de ponta. Mas quem teve a ideia de inventar o computador? Criar a internet? Eis, como o escritor Walter Isaacson apresenta a questão em seu livro Os Inovadores, resumidamente, por mim: São 53 etapas descritas pelo autor com datas e personagens autênticas, fotografados, que propiciaram essa grande conquista atual, desde: Ada Lovelace, ano 1843, até o computador Watson da IBM, em 2011.
O autor de Os Inovadores (também da biografia de Steve Jobs) apresenta este sumário: O computador – Programação – O transistor – O micro chip – vídeo games – a internet – o computador pessoal – software – On line – A Web – Ala Lovelace. Tudo que está apresentado no livro é fundamentado em informações de fontes citadas. “O Inovadores” contam a história das pessoas que criaram o Computador e a Internet, com precisão histórica. 

É um livro atual, tecnicamente completo. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs