sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O PRIMO BASÍLIO

Resenha por João de Carvalho

Título: O Primo Basílio
Autor: Eça de Queirós
Editora: Martin Claret
Ano: 2005
Páginas: 406

Apreciação: 5/5

Resenha:
  
Eça de Queirós, 1845-1900, é um autor Português da corrente literária realista, sendo esta obra a melhor deste período que, segundo os autores do ensino médio brasileiro, abrange três fases bem distintas:

“ Prosas Bárbaras, O Crime do Padre Amaro e A Cidade e as Serras”. Há autores que consideram Eça como naturalista, prefiro realista. Há uma ligação muito forte, entre este autor e o Brasil, porque seu avô e seu pai eram brasileiros. Foi advogado, cônsul, colunista do jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, fortalecendo assim seus laços literários com o Brasil.

O livro, ora em comentário, data de 1878, sendo muito lido em nossos dias e porque tem um enredo  atual, cujo conteúdo agrada aos leitores modernos, pois traz um tema de interesse coletivo, sempre com um olhar mais racional, objetivo e crítico, denunciando aspectos negativos da sociedade portuguesa.

 “O Primo Basílio narra a história de Luísa e seu envolvimento adúltero com o primo. Moça romântica e sonhadora idealiza o amor e espera encontrar no seu cotidiano as aventuras que lê nos romances. Casada com o engenheiro Jorge, Luísa fica entediada com sua vida prosaica e torna-se presa fácil do primo conquistador. A relação dos dois é descoberta pela empregada da jovem Luísa, que adoece, acabando por falecer” (Literatura Brasileira, Maria Luísa e Marcela Pontara, página 387).

O tempo é cronológico. O Foco com narrador onisciente. O Espaço: Lisboa, Paris e Alentejo. Uma expressiva e viva crítica ao casamento e  aos costumes . Sobressai o triângulo amoroso: Jorge, Luísa e Basílio. Há um  filme brasileiro sobre este livro, com um bom elenco!

ENFIM, realismo e objetividade marcam os traços mais característicos do projeto literário e realístico da sociedade portuguesa, na pena ferina de Eça de Queirós, com uma crítica severa.

É uma leitura oportuna e forte. Livro muito indicado para os vestibulares!


Recomendo  sua leitura quer pela linguagem, quer pelo conteúdo, quer pela clara visão de época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs