quarta-feira, 26 de abril de 2017

O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO

Resenha por João de Carvalho

Título: O homem da Máscara de Ferro
Autor: Alexandre Dumas
1ª publicação:1847
Editora : Scipione
Páginas:87
Coleção: Literatura Infanto-Juvenil

Apreciação: 5/5
  
Resenha:
O autor desta obra literária é Alexandre Dumas (1802-1870), pai, cujo verdadeiro nome era “Alexandre de la Pailleterie, que após a morte de seu genitor – um general do exército de Napoleão – sua família ficou na miséria. Dumas, aos 21 anos, em busca de uma vida em melhores condições, foi para Paris, com uma carta de apresentação dada pelo General Foy. Conseguiu emprego nos escritórios do Duque de Orleans, que mais tarde se tornou o Rei Luís Felipe. 

É Dumas um dos maiores escritores franceses do século XIX com uma vasta obra literária sobre: teatro, romance e contos, garantindo grande destaque no cenário da literatura universal, principalmente por estas três obras, mui conhecidas: Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo e O Homem da Máscara de Ferro (1845).

 A história é assim desenvolvida: Os quatro mosqueteiros, mais uma vez, trabalham juntos, porque haviam atuado nos “Três Mosqueteiros” que na realidade eram quatro. Na presente obra eles se envolvem com um prisioneiro na Bastilha, prisão famosa francesa. A França sob o reinado de Luís XIV, mantém, sob sigilo, um prisioneiro. Sabendo-se que este soberano tinha um irmão gêmeo, Felipe, pretendente ao trono, justifica-se a ordem da prisão deste, e, principalmente, a colocação da máscara de ferro. Valho-me também da opinião de Voltaire que entendia ser Felipe, o prisioneiro mascarado.

Na verdade Dumas criou um belo romance de ficção histórica. Sabemos que este eficiente e notável escritor, com uma obra composta por 177 volumes, exaltou a França tendo, após anos de sua morte, seu corpo exumado e levado para o Panteão de Paris, ao lado de Victor Hugo e Voltaire.

Leitura fácil, leve, rápida e atraente. Boa leitura!

O livro foi adaptado para o cinema. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs