quinta-feira, 20 de abril de 2017

DECAMERON

Resenha por João de Carvalho

Título: Decameron
Autor: Giovanni Boccaccio
Escrito entr1349-52, revisado em 1370-71
Editora: L&PM
Páginas: 632


Apreciação:     4/5

Resenha:   

O autor deste best-Seller é Giovanni Boccaccio, 1313-1375, tendo sua casa e túmulo conservados até hoje, na Itália. Sempre teve acesso à corrupta sociedade da corte, aristocracia e  clero. Viveu a tragédia provocada pela Peste Negra, que despovoou a Europa, em 1348. Comentou A Divina Comédia de Dante Alighieri.

É autor de volumosos romances em versos medievais. Sua maior expressão escrita é Decameron que significa Obra de dez dias

“A moldura começa com uma descrição terrificante da epidemia de 1348, em Florença. Sete jovens damas florentinas resolvem fugir da cidade pestilenta. Em companhia de três jovens nobres para uma elegante casa de campo. São dez dias, e em cada dia se contam dez novelas curtas: sobre conversas espirituosas, triunfos de homens e mulheres fortes, sobre o destino adverso, histórias de amor, em parte trágicas e sentimentais, em parte alegres e em parte fortemente obscenas, maridos ciumentos e enganados, farsas burlescas e admiráveis atos de generosidade. Depois do décimo dia, voltam para a cidade e separam-se naquela igreja. O autor pede, no epílogo, aos moralistas, perdão por tudo o que disse.” (Otto Maria Carpeaux, em As obras primas que poucos leram).

Boccaccio é um artista da palavra escrita. Conta divertidas histórias anticlericais. É um homem bem medieval. Converteu-se, entretanto, ainda em vida ativa. Seu estilo é altamente requintado nas histórias trágicas e burlescas. Foi contemporâneo de Santa Catarina de Siena. Nas suas cem novelas, ele nunca se repete e sempre sabe inventar situações novas. Tem uma verdadeira procissão de personagens. Criou novos gêneros literários que a antiguidade clássica não conheceu como: o conto e a novela. É um gênio da Idade Média nestas duas formas literárias.

Decameron é uma obra, que pode ser lida por adultos, para avaliarem a novela e o conto modernos.

Recomendo!


Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs