terça-feira, 5 de julho de 2016

LAVA JATO - O Juiz Sérgio Moro e os bastidores da Operação que abalou o Brasil

Resenha por João de Carvalho

Livro: Lava Jato
Subtítulo: O Juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil
Autor: Vladimir Netto
Editora: Primeira Pessoa
Ano: 2016
Páginas: 383

Pontuação: 5/5
Apreciação: 


Este livro de autoria de Vladimir Netto (Repórter da TV Globo e Vice Presidente da Associação de Jornalismo Investigativo) mostra a investigação denominada Lava Jato que atingiu o coração e os membros da gigantesca corrupção que envolveu e ainda envolve a nata do poder político e econômico do nosso País.

A imprensa escrita, falada e televisionada sempre atenta à esta ladroeira generalizada, nesta elite brasileira, não tem poupado esforços para manter viva, junto à população, as notícias e o desenrolar frenético dos acontecimentos que envergonham todo o País e sua gente.

Este trabalho difícil conta com os esforços somados da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, Procuradores e Juízes Federais e dos delatores (estes em troca de diminuição de pena). As confissões desesperadas de infratores muito contribuem para se alcançar o êxito nas punições, através da extraordinária atuação do mais destemido Juiz de Direito deste País que se chama SÉRGIO MORO, jurista que merece ter seu nome gravado nas páginas mais brilhantes de nossa Nação.

A investigação que partiu de um núcleo de doleiros que atuava num posto de gasolina da Capital e chegou ao coração do Brasil. Segundo o pensamento do autor o livro segue os passos de investigados e investigadores para contar em detalhes como as coisas aconteceram e oferecer uma visão de como a operação superou todas as dificuldades que encontrou em seu percurso”.

A gente sabe que o único caminho para abalar a avalanche da corrupção, que afoga o Brasil em quase todas as suas atividades, por causa do grande desfalque monetário que houve, é a LEI. A atuação de um juiz justo e corajoso, procuradores notáveis e destemidos, traz para os brasileiros uma viva esperança de dias melhores.

O sumário deste livro apresenta em doze capítulos o condensado dos fatos e das provas, a força da Lei e o apoio da opinião pública culminando com Lula denunciado e Dilma investigada.

O povo sacrificado convive com a inflação, o desemprego e a crise econômica como resultado de um governo que montou uma imensa máquina de corrupção nas empresas estatais”.

Termino com parte das brilhantes palavras escritas pelo jornalista e escritor Fernando Gabeira, na contracapa do livro em apresentação, destacando a figura de Sérgio Moro, fio condutor desta história, seu vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome”.

É um livro atual que merece ser lido. Recomendo-o!


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs