sábado, 1 de agosto de 2015

ESCRAVAS DE CORAGEM



Resenha por Mara Carvalho



Título: Escravas de Coragem
Autora:  Kathleen Grissom
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 331
Título original: The Kitchen house
Tradutora: Vera Ribeiro

Pontuação: 5/5

Resenha:

Uma das mais belas histórias que já li. A triste realidade dos escravos, seus sentimentos, amores e a submissão estão bem demonstrados. A impotência diante dos fatos e violência é evidente. O amor e a fidelidade à família são um traço marcante na história.
A história é narrada, ora sob o ponto de vista de Lavínia, ora sob o ponto de vista de Belle. Achei muito interessante o modo como foi dividida a narração da história, são dois pontos de vista.
Lavínia, uma ruivinha de apenas 7 anos, é levada pelo Capitão James Pyke à fazendo dos Carvalho Altos. Ela é entregue aos cuidados de Belle.
Belle é jovem mestiça, filha ilegítima do capitão. Ela é tratada como escrava e a Sra. Pyke, não sabe sobre sua verdadeira história, ao contrário, ela imagina que Belle é sua amante.
A vida dos escravos é penosa, principalmente porque o Capitão vive para o trabalho e passa meses fora da fazenda.  Ranking é quem fica com a responsabilidade de cuidar de tudo na ausência do Capitão. Nesta época é comum os escravos passarem fome e todo tipo de privação e violência.
Tudo piora com a chegada do preceptor, o  Sr. Waters, incumbido de cuidar da educação de Marshall. Homem ambicioso e de mau caráter.
Muitos personagens dão um tom especial à história, mama mãe, papa George, Tio Jacob, Ben, Will entre outros.
O tempo passa e Lavínia tem sua vida totalmente mudada, quando é levada para cidade junto da Sra. Pyke, que necessita de tratamentos médicos.
O livro é fantástico, emocionei muito e o enredo faz a gente pensar muito sobre respeito e amor à família.
Este livro está na minha lista de preferidos, sem dúvida!
Então, boa leitura!




Sinopse:

“Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o piro em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça. Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazendo é um tormento do qual Belle não precisava.  A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua casa de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavínia de braços abertos. Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs