domingo, 7 de junho de 2015

PASSARINHA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 224
Título original: Mockingbird
Tradutora: Heloisa Leal

Pontuação: 5/5

Resenha:

Envolvente! Já de cara o primeiro capítulo me deixou sem ar!!! Que sensibilidade nas palavras de Caitlin, a sua percepção em relação ao armário de Devon, o sentimento que a envolve. Lindo!!!

Para Caitlin o armário de Devon se parece com um pássaro ferido. E este armário tem todo um simbolismo. Ele estava sendo construído por seu irmão Devon Smith que morre assassinado com um tiro no peito. A autora usa como pano de fundo para a morte de Devon a história verídica do massacre de Virginia Tech University, Estados Unidos, quando um atirador entra na escola e mata 33 pessoas.


O livro é escrito em 1ª pessoa, sob o olhar de Caitlin. uma criança de10 anos de idade que sofre da Síndrome de Asperger.  Ela conta sua vida após à morte do irmão.

Devon era seu porto seguro. Ela, normalmente, tende a entender as coisas ao “pé da letra”, Devon era um tipo de filtro para ela, traduzindo as situações e explicando para ela como deveria ser sua reação. Agora ela tem de fazer isto sozinha. Seu pai tem muita dificuldade em lidar com ela. Surge então a figura da Sra. Brooks, a psicóloga da escola, que tenta ajudá-la.

Caitlin tem um comportamento antissocial, típico de quem tem Síndrome de Asperger, não vê sentido em fazer amigos. Adora desenhar e utiliza de um dicionário para tentar entender o sentido das palavras. O jeito com que lida com a morte de Devon também é muito interessante.

Outro ponto interessante é a ligação que a autora faz com o clássico “O sol é para todos” de Harper Lee. Devon dá à Caitlin o apelido de Scout, o mesmo nome da personagem do clássico, que também é criança. O sol é para todos fala sobre o preconceito racial.  

Caitlin nos mostra a sua diferente forma de enxergar o mundo.

Enfim, um livro maravilhoso!  Vale a pena ler!

Boa leitura!

Nota: Este livro saiu vencedor em 2010 do National Book Award (conforme informações da wikipedia, é um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos da América, dado anualmente aos melhores livros escritos por cidadãos norte-americanos vivos)

Sinopse:

Caitlin, uma menina autista de apenas dez anos, precisa aprender a se relacionar com o mundo externo após a perda de seu irmão Devon, morto em um tiroteio escolar. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária. Uma história que ficará para sempre gravada em seu coração.



2 comentários:

  1. Oi Carolina, se você gostou da resenha, você vai amar o livro! Obrigada pela mensagem! Beijos

    ResponderExcluir

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs