segunda-feira, 29 de junho de 2015

OS MISERÁVEIS

Resenha por Mara Carvalho
 
Título: Os miseráveis
Autor:  Victor Hugo
Editora: Martin Claret
Ano: 2014
Páginas: 1511
Título original: Les Miserábles
Tradutora: Regina Célia de Oliveira

Pontuação: 5/5

Resenha:

Victor Hugo, um dos maiores autores da literatura francesa do século XIX, é autor desta bela obra, lançada em 1865, quando ele estava exilado na Bélgica.

Uma das características das obras de Victor Hugo, tanto nos romances quanto no teatro e poesias, são as questões sociais, as mazelas, misérias da sociedade e a injustiça social.

O livro conta a história de Jean Valjean, que mora com a irmã e os sete sobrinhos. Passando por dificuldades financeiras extremas, num ato de desespero, ele rouba um pão. É pego e condenado a trabalhos forçados nas galés por 5 anos.

Mas, ao tentar fugir ele é sempre pego e sua pena vai aumentado. Após 19 anos de prisão ele é solto.

Como um ex-forçado, ele não é aceito pela sociedade. Este livro demonstra quanto a sociedade pode ser injusta, com uma pessoa que só está tentando sobreviver. Apenas um padre foi capaz de tratá-lo como pessoa. Ele o recebeu, o alimentou e trouxe para ele a oportunidade de se sentir aceito.

Jean Valjean é obrigado a trocar de nome, para poder sobreviver àquela sociedade. Ele reconstrói sua vida, torna-se um homem rico, mas caridoso. Ele passa a vida tentando ajudar as pessoas.

Vários personagens fazem parte desta trama, cada um com um papel fundamental na história, como Fantini, Cosette, Márius, Thénardier e o inspetor de polícia Javert.

Com a personagem Fantini, ele trata das questões da mulher, a mãe solteira, pobre, o preconceito da sociedade e o abandono pelo Estado.
Versa também sobre o envolvimento estudantil nas questões políticas, como na Barricada de 1948.

Com o personagem Gavroche, menino pobre que fica perambulando pela cidade, Victor Hugo expõe o perfil do meninos de rua da cidade de Paris, na época.

Com o inspetor Javert, um dos principais personagens do livro, Victor Hugo demonstra a atitude extremista do policial. Usando da lei e da ordem, ele tem uma visão cega, sem compaixão.

Enfim, um livro fantástico. Vale a pena ler este clássico da literatura.

Boa leitura!

Sinopse:


Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean – o homem  que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs