quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

SANTOS DUMONT

 Resenha por João de Carvalho

Título: Santos Dumont

Autor: Francisco Pereira da Silva

Editora: Três Ltda.

Edição: ano 2003

Páginas: 248

Pontuação: 5/5

Apreciação: 

Alberto Santos Dumont, 1873-1932, nasceu em Cabangu - MG e faleceu com 59 anos, em São Paulo(Guarujá). Foi um gênio. Seu pai o emancipou ainda adolescente, quando foi para Paris. Torna-se piloto voluntário de balão. Logo após encomenda um pequeno balão para seu próprio uso. Em l898 constrói o seu primeiro balão dirigível. Em uma ascensão vertiginosa, em 1906, já navegava no 12º helicóptero. Avança com coragem e ousadia, construindo o novo aparelho (biplano) para testar seu equilíbrio e direção, prende-o sob o dirigível nº 14, que ficou conhecido como “14bis”. Com várias tentativas consegue voar nele por 220 metros.

 

Sobe depois no balão “Aigle”. Constrói novo monoplano nº 20, denominado “Demoiselle”, em 1908

E passeia com ele pelos céus de Paris, na França. Após memoráveis conferências e congressos, em 1917, em Petrópolis constrói a casa denominada “Encantada”. Em 1918 o sítio de Quebangu, em Minas Gerais, lhe é doado pelo governo brasileiro.

 

Escreveu o livro “O que eu vi, o que nós veremos”. O sítio que recebera foi devolvido ao governo, transformada em Escola (pág. 204). Foi vencedor de vários prêmios internacionais. Em 1929, entre inúmeros outros prêmios, foi agraciado pelo governo Francês com a Comenda de “Grande Oficial da Legião de Honra”.

 

Em 1932, aos 23 de julho, morre em Guarujá, São Paulo, com apenas 59 anos. Sobre sua agitada e vitoriosa vida esta “Biografia” tem uma sequência belíssima de fatos históricos dele. O Álbum Fotográfico”, quase 50 fotos sobre ele, família e  especialmente sobre sua atividade em busca do voo com grande vontade de vencer. E venceu!

 

A seguir a gente lê XXXI capítulos resumidos sobre sua laboriosa e persistente obra, até à vitória sobre “o mais pesado que o ar”. Incrível. Morreu sem deixar fortuna. Os grandes gênios são sempre assim. O Livro registra a relação dos “Aparelhos construídos por Santos Dumont, às fls. 205/208. “Os pequenos Inventos” dele, entre os quais o relógio de pulso, estão elencados entre as folhas 209/212; O tempo de Santos Dumont (A Bela época), 2013/2030.  Em seguida: “Opiniões Sobre Santos Dumont” fls.231/237, seguida pelo “Santos Dumont e a Imprensa”.

 

Enfim, a bibliografia sobre este homem é bastante intensa sobre seu pioneirismo brasileiro na conquista do ar. Nos debates da Comissão do aero clube de Paris (05 de novembro de 1901, 1ª página), afirma-se, com toda razão, que Santos Dumont, ilustre brasileiro venceu e recebeu “O Prêmio Deutsch” de 100 mil francos (pág.244) que o agraciado distribuiu para operários e pobres de Paris.

 

Recomendo a leitura deste importante Livro. A gente, por Ele, sente-se engrandecido. Ele passou por momentos difíceis e venceu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs