sábado, 15 de outubro de 2022

OSWALDO CRUZ

Resenha por João de Carvalho

Título: Oswaldo Cruz

Autor: Marcos Moreira

Editora: Três Ltda.

Edição: Ano 2003

Páginas: 185

Pontuação: 5/5 

Apreciação: 

Este grande médico microbiologista, Oswaldo Cruz, especializado em bacteriologia, cuja biografia estamos analisando,  nasceu em São Luís do Piratininga, Estado de São Paulo. Especializou-se no Instituto Pasteur. Viveu entre 1872 – 1917. Combateu a peste da febre amarela no Rio e Janeiro, aplicando a vacinação antipestosa, também contra a varíola que foi extinta em 1908.

Fez diversos cursos em Paris e Berlim. Em 1910 trabalhou com sucesso saneando a zona compreendida entre os rios “Madeira-Mamoré”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras (1912), sendo recebido por Afrânio Peixoto. Foi eleito Presidente da Conferência Pan-americana reunida em Montevidéu, em 1914. Faleceu aos 11 de Fevereiro de 1917, com 44 anos e meio. Um gênio! 

O Livro biográfico dele pertence à coleção “A Vida dos grandes Brasileiros”, em excelente apresentação tipográfica. Contém um álbum fotográfico! Compõe-se de XX capítulos curtos, mas muito atraentes. 

No capítulo X, folha 80, entre os Conselhos que dele usufruímos hoje, está escrito que “Desde que os mosquitos passam a febre amarela dos doentes para as pessoas sãs, é obrigação e do interesse de todos: 

I – Destruir os mosquitos e as larvas; 

II – Evitar que os mosquitos piquem as pessoas, porque pode acontecer que algumas deles tenham picado um doente de febre amarela; 

III – Evitar que os mosquitos piquem os doentes de febre amarela, porque deste modo impede-se que eles fiquem carregados dos germens da moléstia.

Em seguida, ensina praticamente como destruir dentro das casas os mosquitos já crescidos queimando-se “pó-da-pérsia”. 

Confesso que devorei a leitura desta biografia em apenas três dias, sem cansaço, com o máximo de atenção. Valeu a pena, porque através deste notabilíssimo médico aprendi a usar técnicas de defesa pessoal contra o mosquito transmissor da febre amarela. Quero lembrar a todos os leitores a necessidade de sempre se vacinar contra a Febre Amarela. O melhor amigo ainda é a vacina anti-varíola. No capítulo X estão todas as técnicas necessárias destinadas à prevenção, que merecem ser observadas por todos nós, sem exceção. Oswaldo Gonçalves Cruz, um extraordinário cientista e sanitarista que em sua curta existência deu meios de salvar milhares de vidas. 

Recomendo a Leitura deste livro que faz bem à vida de todo ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs