segunda-feira, 24 de outubro de 2022

CÂNDIDO PORTINARI

Resenha por João de Carvalho

Título: Cândido Portinari

Autor: Marcos Moreira

Editora: Editora Três Ltda.

Edição: ano 2003

Páginas: 152

Pontuação: 5/5 

Apreciação:

Cândido Torquato Portinari nasceu numa fazenda de café, em Brodósqui, São Paulo, aos 29 de Dezembro de 1903. Começou a desenhar aos seis anos. Participou de trabalhos de restauração de igreja de sua terra natal. Seu primeiro trabalho, a lápis, foi um retrato do músico Carlos Gomes, em uma carteira de cigarros. Frequentou escola no Rio de Janeiro, com notáveis professores da Escola de Belas Artes. Conquistou a medalha de bronze, com um retrato. Em seguida ganha, com o retrato do poeta Olegário Mariano, o prêmio de viagem ao estrangeiro (Itália, Inglaterra, Espanha, França). Voltando participa da reforma do Salão Nacional de Belas Artes.

 

Em 1938, Nova York adquire, via representante oficial, seu quadro “O Morro”. Nos EUA participa ativamente de exposições, com trabalhos notáveis. Voltando ao Brasil pinta murais para a Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Continua seu trabalho pintando várias capelas, inclusive a Capela Mayrink. Em Minas Gerais, BH faz uma Via-Sacra para a Capela da Pampulha. Seus espetaculares quadros intitulados “Os Retirantes” e “Meninos de Brodósqui” figuraram até em Paris, recebendo do Governo a insígnia “Legião de Honra”.

 

Pinta em Montevidéu o painel “Primeira Missa o Brasil”. Ilustra “O Alienista” de Machado de Assis. Pintou o Mural “Tiradentes”, assim como o Mural “Chegada de D. João VI ao Brasil”. Notabilizou-se, sobretudo com os painéis “Guerra e Paz”, e “Descobrimento do Brasil”. Expõe “Dom Quixote” em Paris. Dezenas de outras notáveis pinturas foram produzidas pelas suas habilidosas mãos.

 

Na casa de São José do Rio de Janeiro, morre o gênio da pintura brasileira, no dia 06 de fevereiro de 1962, sendo seu corpo velado no Ministério da Educação, aos 59 anos (1903-1962), vítima das tintas que usava e que lhe provocavam alergia.

 

Este Livro “A vida de Cândido Portinari retrata este grande brasileiro da “Pintura”, em 152 páginas, contendo um belo “Álbum Fotográfico”, seguido por XVI capítulos, sequenciado por “Poemas sobre Portinari” e algumas páginas intituladas “Poemas” em “Antologia”.

 

Eu, que tenho o hábito da leitura, não titubiei em ler “Cândido Portinari”, pela grande admiração que tenho pelas suas pinturas magistrais, dono de um talento superbem aproveitado, que encanta nossos olhos e de grandes Nações pelo que produziu através de sua arte tão bem expressa em “Família de Retirantes”. Sua fama atraiu-me para conhecer sua terra de origem que produziu, viu e exportou para o mundo um pintor de tanto talento.

 

Termino com o início de um poema intitulado “Grunewals”:

“Vi-te do buraco da luz

Vi-te na asa do sol.

Vi-te no espaço como uma

Asa.

Vi-te brincando com as crianças.

Vi o circo ao teu redor”... (Pág.143).

 

Recomendo a leitura deste livro superotimista, cheio de pinturas virtuais do grande artista Cândido Portinari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs