segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

O DEVER DO ADVOGADO

 Resenha por João de Carvalho

Título: O Dever do Advogado


Autor: Ruy Barbosa

Editora: Edipro

Edição: 2ª

Ano: 2021

Páginas: 78

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Ruy Barbosa, 1849-1923, grande mito liberal e democrata, republicano e abolicionista. Na passagem do Império para a República, foi o maior personagem do seu tempo. A mais simples marca registrada deste notável brasileiro eram seus óculos que não abandonava por nada. Entre suas diversões preferidas eram os filmes de Charles Chaplin. Tinha até cadeira cativa para assistir seu grande, alegre e divertido astro das telas de Cinema.

Não conseguiu realizar seu grande sonho que foi a presidência do Brasil. Sofreu o exílio, na Inglaterra. Brilhou em 1907, na Conferência da Paz, em Haia, na Holanda. Eu, particularmente, o admiro como Advogado que sonhava com uma Ordem jurídica livre e democrática. Ruy é “figura ímpar na História do Brasil e, destacadamente, em sua atuação no Direito.” 

O Dever do Advogado”, pequeno, mas denso livro, no qual se encontra a Carta de Ruy a Evaristo de Morais, apresentado pelo advogado Evaristo de Morais Filho, é uma forma elegante, atraente e fácil de ser lida, com uma mensagem notável para todos nós advogados do Brasil. 

Em princípio, a defesa é de direito para todos os acusados, não havendo crime, por mais hediondo, cujo julgamento não deva ser assistido da palavra acalmadora, ou atenuada do advogado” (Página 34).

“A humanidade exige que todo o acusado seja defendido” (Molot) em “Regras da Profissão de Advogado”. A OAB consagrou o princípio da Defesa do Acusado, como regra da Deontologia Forense.

Recomendo sempre, a leitura deste Livro!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs