quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

AS CATILINÁRIAS

Resenha por João de Carvalho 

Título: As Catilinárias

Autor: Marco Túlio Cícero

Editora: Edipro E.P. Ltda.

Ano: 2019


Páginas: 78

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Este título relembra-nos a figura mais importante do Império Romano no seu auge político. Marco Túlio Cícero como a figura mais expressiva do cenário político literário romano, orador e político da cidade eterna, oriundo de Artino, cidade do Lácio, família de classe equestre. 

Como jovem foi um frequentador do Forum romano. Foi discípulo de Múcio Cévola e Filo. Aos 25 anos ingressa na vida forense. Tornou-se um grande político e orador romano, impondo respeito e admiração perante ao Senado, Centro das decisões político-administrativas do Maior Império. 

O Senado Romano abrigava os mais expressivos homens políticos e destacados oradores da época. A fama de Cícero cresceu e dominou o Senado com expressiva e arrojada oratória. As Catilinárias revelam-nos os ataques contra Lúcius S. Catilina em quatro violentos pronunciamentos, junto aos senadores da época, que perde para Cícero o mais alto grau do Senado Romano que era o de Cônsul. 

Decepcionado, vai para as Gálias e se une a Mânlio, um desertor de Roma e que quer tomá-la. As Catilinárias foram os pronunciamentos oficiais de Cícero acusando a conduta política de Catilina. São quatro orações políticas voltadas especificamente contra seu adversário, assim especificadas: 

1ª) ORAÇÃO: Força Catilina a deixar Roma, que não quer mais saber dele. Que ele se junte aos companheiros dele. Que não o tem! 

2ª) ORAÇÃO: Amedrontado pela acusação do Cônsul, Catilina abandona Roma e se junta a Mânlio inimigo figadal dela. 

3ª) ORAÇÃO: Cícero manda prender os conjurados, amigos de Catilina. Interroga-os. Consegue provas materiais da conjuração dos amigos de Catilina. 

4ª) ORAÇÃO: Decide pela pena de morte para os conjurados que estavam detidos em Roma. César opta pela pena de prisão perpétua. Cícero convence o Senado, que decide pela Pena Capital: Morte! 

Catilina foi definido por Cícero como “Monstro e Abismo de Maldade”. Em seu consulado Cícero também combateu ferinamente o pretor Gaio Verres. Daí os pronunciamentos intitulados Verrinas. 

São célebres as “Filípicas” contra o triunvirato, sob a chefia de Marco Antônio. Pagou caro, foi assassinado, brutal e covardemente! Foi degolado e teve as mãos decepadas. 

Aconselho a Leitura deste esclarecedor Livro. É o melhor que li no gênero!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs