quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

PADRE MIGUEL DO CAJURU

Resenha por João de Carvalho

Título: Padre Miguel do Cajuru

Autor: Marcelo Júnio Carvalho Ávila

Editora: Apascentar

Edição: 1ª

Ano: 2021

Páginas: 130


Pontuação: 5/5

Apreciação:

Marcelo Júnio Carvalho Ávila é natural de São Miguel do Cajuru, distrito de São João del Rei, Minas Gerais. É Cirurgião Dentista, formado pelo Centro Universitário da cidade de Lavras – UNILAVRAS.

Atualmente exerce as funções de pecuarista na fazenda onde mora. Dedica seu tempo livre à leitura e à escrita, buscando conhecer e valorizar a história de sua terra. Foi neste ambiente de paz e aconchego que escreveu as páginas deste livro denominado “Padre Miguel do Cajuru”. Lançado no dia da festa dedicada a São Miguel Arcanjo, 29 de novembro, no mesmo Arraial. Foi o autor tão feliz, que a 1ª edição se esgotou no mesmo dia. Imagine-se o contentamento e satisfação do jovem autor. Padre Miguel – um santo escondido no interior de Minas – certamente abençoou e aprovou esta obra. Recebi, com muito carinho, aos 25.10.2021, este precioso livro, autografado pelo autor.

 

Padre Miguel (1912-1976), viveu seu sacerdócio em toda sua plenitude tendo como mote (máxima como princípio de comportamento) em sua vida sacerdotal a frase evangélica, vertida para o nosso idioma assim: “Enviou-me (Deus) para evangelizar os pobres”. Esta foi uma fiel e constante missão do nosso virtuosíssimo Padre Miguel, “Um santo escondido no interior de Minas”, lembra-nos o autor.

 

O livro do Marcelo foi elaborado em VI partes, em linguagem simples, coloquial, carinhosa, verdadeira. Eu sou testemunha viva de parte da vida sacerdotal deste sacerdote monumento de Santidade. Santo é a pessoa pura que serve de modelo. “São vários os relatos de graças, muitas extraordinárias, recebidas por sua intercessão”, relata o atento escritor do Livro. Endosso, como fruto desse “pedacinho do céu”, tudo que foi escrito neste livro de apenas 130 páginas, mas que traduz com graça, perfeição e amor, a alma deste escritor, com a primeira biografia do nosso conterrâneo Miguel Afonso de Andrade, que honrou santamente sua investidura ao Sacerdócio sagrado, douto e santo. Hoje, seus restos mortais jazem na Igreja Matriz de São Miguel do Cajuru, desde 2011.

 

Recomendo a leitura deste livro, retrato fiel da vida do Padre Miguel do Cajuru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs