quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O INGÊNUO

 Resenha por João de Carvalho

Título: O Ingênuo

Autor: Voltaire

Editora: Itatiaia

Ano: 2004

Páginas: 84


Pontuação: 5/5
 

Apreciação: 

François Marie Arouet, Voltaire, 1694/1778, estudou com Jesuítas, foi preso na Bastilha. Foi exilado para a Inglaterra, diplomata, grande produtor de obras literárias e um dos maiores defensores do “iluminismo”, notável escritor Francês. Foi membro ativo da Academia francesa. É o tipo do filósofo setecentista, sempre conduzido pela razão. Elevou o “conto” filosófico à sua máxima expressão.

 

Seus livros principais são: A Donzela de Orleans, A Morte de César, Brutus, Cartas Filosóficas, Dicionário Filosófico, Édipo, O Filósofo Ignorante, O Homem de Quarenta Escudos, O Século de Luís XIV, Tancredo, Tratado sobre a Tolerância, Zadig e Zaira, etc. 

Foi um pensador iluminista francês, ensaísta e grande polemista. Defensor incansável da ciência e do progresso. No “Ingênuo” usa o humor para refletir sobre nossos hábitos e costumes.

“Ingênuo” é um índio “Hurão” honesto e sincero, espantado com as ridículas convenções sociais da época”. Ataca o Clero (especialmente o Jesuíta), o Papa, a Igreja, o Prior e ironiza o conhecimento, os costumes da época. Após à conversão do índio ao catolicismo, o jovem visa o setor religioso, criticando-o, bem como os privilégios da aristocracia. 

O livro é muito bem escrito e leve. Ocupa o espaço de 60 páginas, com XX capítulos bem descritivos. Li-o no volume que contém também “Cândido ou Otimismo”. É uma leitura agradável, fluente e com uma sequência atraente do princípio ao fim. Literariamente excelente! “Satirizou as forças que controlavam o mundo em sua época, como posição social, dinheiro e violência”. Explora bem o romance entre Huron e a bela jovem Saint-yves.

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs