quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

HISTÓRIA DO BRASIL PARA OCUPADOS

Resenha por João de Carvalho

Título: História do Brasil para Ocupados

Organizador: Luciano Figueiredo

Editora: Leya Brasil

Edição: 2013

Páginas: 484

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Luciano Figueiredo é o Organizador deste livro de quase 500 páginas. Não é o autor dos textos. O conteúdo desta obra, em seis capítulos com setenta textos e sessenta e seis historiadores, traz para o leitor vários episódios da História do Brasil, desde 1500. Cada autor apresenta a História, com seu conhecimento e sua visão especial, ao abordar um Título. Há uma visão completa e bem elaborada sobre seu texto em exposição. A linguagem é excelente, variando o estilo, a forma, a narração e a avaliação de cada assunto em exposição.

 

A leitura atenta de cada Título revela a cultura de cada expositor, aumentando nosso conhecimento, de maneira leve e precisa, sobre os mais diversos pontos da nossa História Pátria, com riqueza de detalhes. “Este livro apresenta uma nova abordagem, percorrendo a História do Brasil por uma trilha onde olhares originais e informações preciosas, reveladas por pesquisas minuciosas de importantes historiadores, proporcionando um entendimento mais independente e renovado do Brasil. São textos leves em sua forma, certeiros em seu conteúdo”.

 

É uma História do Brasil para ocupados, ou seja, para os que vivem o tempo atual! O Sumário, além da apresentação feita por Luciano Figueiredo, contém os seguintes capítulos:

1 – Pátria, dividida em cinco subtítulos;

2 – Fé, com quatro subtítulos;

3 – Poder, com quatro subtítulos;

4 – Povo, com seis subtítulos;

5 – Guerra, com quatro subtítulos;

6 – Construtores, com seis subtítulos.

 

Autores, escritores renomados, dissertam com competência sobre TEMA de grande importância no Brasil. Cada um dos 66 autores é apresentado no fim do livro, resumidamente, pelo Organizador. Cada Capítulo, em páginas negras, lê-se um comentário do Organizador, com expressiva explicação.

 

Esta História do Brasil é muito agradável e esclarecedora.

 

 Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs