terça-feira, 31 de agosto de 2021

FRANKENSTEIN

 

 

Resenha por João de Carvalho

Título: Frankenstein

Autor: Mary Shelley

1ª publicação: 1818

Nesta resenha lemos:

Editora:  Darkside

Ano: 2017

Páginas: 304



Pontuação: 5/5

Apreciação:

MARY SHELLEY (1797-1851) escritora inglesa, autora do romance “Frankenstein, que é uma ficção científica de grande aceitação mundial. Ela  nasceu em Londres, Somers Town, aos 30 de agosto de 1797, portanto, há mais de dois séculos. Seus pais foram filósofos e escritores. Casou-se aos 17 anos com Percy B. Shelley, após a morte trágica da esposa dele. Shelley desafiou, certa vez, ao poeta inglês Lorde Byron, para ver quem escreveria  a “ melhor história” de terror. 


Ela, com apenas 19 anos, deu início à história intitulada: O Prometeu Moderno ou Frankestein. Posteriormente, na Inglaterra, concluiu a sua peça, que é  uma história horrenda de laboratório. O povo gostou, mas os críticos reprovaram-na. Data esta obra de 1823, publicada em Londres. É de estilo gótico romântico. Sua veia literária sobressaiu também no gênero novelístico, com essas peças: Matilda, Valperga, O Último Homem, As Fortunas de Perkin Warbeck, Lodore, Falkner e O Homem Imortal.

Mary Shelley, esta famosa escritora faleceu em Londres, na cidade de Chester Square, no dia 1º de Fevereiro de 1851, dizem os historiadores, de um tumor cerebral. Eu a classificaria como uma das vinte pessoas mais lidas e apreciadas da literatura de seu tempo e atual. Os góticos fazem dela uma grande estrela de sua especialidade, que influenciou a forma de ver e estar no mundo em que nós vivemos. Sua memória desfruta dos prestígios que gozaram Madame Curie (cientista polonesa), Ada Lovelace (matemática), Rosalind Franklin (química), Indira Gandhi (política), Princesa Diana (modelo), Rosa Parks (antirracista), etc. 

Três fatos tornaram Mary Shelley um ícone gótico: 

1 – Ela aprendeu a escrever junto ao túmulo de sua mãe; 2 – Escreveu Frankenstein em uma competição de contos com seus amigos; 3 – Mary Shelley guardou o coração de Percy em seu escritório. 

Mary Shelley lidou muito com a traição, a morte, problemas financeiros, sociais e familiares. Talvez aí esteja sua inclinação pelos temas góticos. Com o livro “Frankenstein” eternizou nosso medo do desconhecido! Com ele a autora foi considerada a primeira escritora de ficção científica gótica da história. Ela só encontra obra similar de horror, em Drácula. 

Enfim, usamos de várias fontes informativas, como internet, livros da Sextante, assim como descrições específicas de vários Comentaristas. 

Recomendamos a leitura dos livros desta escritora: Mary W. Shelley. São 224 anos de seu nascimento e 170 de sua morte. 

Esta é a homenagem do Blog à notável escritora.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs