sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O PROFESSOR

 

Resenha por João de Carvalho


Título: O Professor

Autora: Charlotte Brontë  (Tradução de Amanda Magri)

Editora: PedrAzul Editora

Ano:  2019

Página: 255


Apreciação:   5/5

 

Síntese:

Charlotte Brontë, grande notável escritora e poetisa, experiente na vida por ser a mais velha de três irmãs, legou para nós seus leitores excelentes romances, dignos de figurarem nas estantes dos Leitores de todo o Brasil. Esta primorosa autora vem perfeitamente descrita nas apresentações deste Livro: O Professor!

 “Nasceu em Thornton, oeste de Bradford, West Yorkshire, Reino Unido, no dia 21 de abril de 1816 e faleceu em 31 de março de 1855. Charlotte escreveu quatro romances: O Professor, Jane Eyre, Shirley, Villette, além de alguns trabalhos menores em sua juvenília.

 O fato que norteou a carreira adulta da autora foi que em 1842, ela e Emily, sua irmã, viajaram para Bruxelas para estudar e trabalhar em um internato dirigido por Constantin Heger e por sua esposa, Claire Zoé Parent Heger, ocasião em que ela se apaixonou por Constantin. Regressou a Hawort em janeiro de 1844 e usou sua experiência no internato para escrever O Professor Villette. Em junho de 1854 Charlotte casou-se com Arthur Bell Nicholls, o coadjutor do pai, e morreu um ano depois.

 Trabalhando como professor na escola para meninos de M.Pelet, em Bruxelas, William Crimsworth conhece a fascinante diretora da escola vizinha, Zoraide Ruter e, reconhecendo-a como uma igual intelectual, torna-se poderosamente atraído por ela. Apesar de seu noivado com M. Pelet, Zoraide Reuter não vai se libertar de William, e tenta impedir que ele encontre amor em outro lugar. Mas, novas possibilidades se abrem para o jovem professor e ele não deve ser tão facilmente dissuadido. Narrado de uma perspectiva masculina convincente, Charlotte Brontë exerceu sua habilidade como escritora no contar uma história baseada em suas próprias experiências como estudante e professora em Bruxelas”(O Professor).

 O Professor, sua obra primeira, que saiu do seu coração genial ganhou o mundo mui rapidamente. Este livro colocou seus anseios em William e deu a ele o destino que ela sonhava para si. Escrito em 1ª pessoa, fortalece a participação do leitor, na avaliação dos personagens em ação sempre crescente, até atingir o cume do atraente enredo. O Sumário registra XXV Capítulos de leitura atraente, introduzido sempre pela exposição de uma Cartola clássica. O capítulo XV é enriquecido pela poesia.

Seus quatro romances são: O Professor, Jane Eyre, Shirley e Villette. Charlotte, 1816-1855, em“O Professor”, merece sua leitura, especialmente nesta edição da PedrAzul Editora, cuja capa é superatraente, com excelente visual.

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs