terça-feira, 29 de setembro de 2020

HESTER

 

Resenha por João de Carvalho

 





Título: Hester

Autora: Margaret Oliphant

Editora: Pedrazul

Ano: 2020

páginas:416

 


Pontuação: 5/5

 

Apreciação:

Toda literatura é uma visão do mundo através do autor. “Dos pedaços de beleza chegamos à Beleza inteira”. A obra literária é a visão do mundo através do artista que é o autor. O Leitor vê o mundo através da obra literária. Margaret Oliphant (1828-1897) escreveu mais de 100 romances, verdadeiros retratos da vida do interior. Margaret sempre recebeu, quando criança, uma educação superior às outras de seu tempo. Este romance Hester é considerado uma verdadeira obra-prima.

A autora, tendo ficado viúva, sempre lutou para sustentar a si e aos filhos, até os sobrinhos. Lendo sua obra, percebe-se que as personagens são vividamente desenhadas, até mesmo com um olhar satírico. Os principais personagens deste livro são: Catherine Vernon, John Vernon, Hester Vernon, Edward, Harry, Roland, etc...

É um verdadeiro estudo da intrincada natureza humana. Uma história sobre assumir riscos financeiros e no amor que chega a um clímax abrasador. O livro está dividido em três partes, ou melhor, volumes, e, estes em capítulos, tornando-se a leitura mais atraente, viva e não cansativa.

O primeiro capítulo é sempre aberto por uma frase de efeito, como: 1-“O amor é o visitante que sempre procuramos quando se é jovem” (Volume I); 2-“O presente está sempre tão perto de nós, tão palpável, muito mais aparente do que o futuro ou passado” (Volume II); 3-“Uma grande emoção sempre abre caminho para outra” (Volume III).

Resumidamente, o livro apresenta: “Catherine Vernon, 65 anos, era uma rica solteirona. Isso não significava que ela nunca tivesse se apaixonado. Pelo contrário, em sua juventude ela amara seu primo, John Vernon. Infelizmente, John, que era o chefe do banco da família, apaixonara-se por outra e partira o confiante coração de Catherine. Esta não é apenas a história de Catherine, mas também da jovem Hester Vernon e dos três homens que se apaixonam por ela. Uma saga que traz o flerte e o amor. Sobretudo, um relato fiel daqueles que amam o dinheiro, o poder, o controle, e dão vazão ao ressentimento e à rebelião.”

Recomendamos a Leitura deste intrigante romance!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs