segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A MULHER DE BRANCO

 

Resenha por João de Carvalho

Título: A  Mulher de Branco

Autor: Wilkie Collins

Editora: PedrAzul Editora

Ano:  2019

Página: 460



Apreciação:   5/5

 

Síntese:

Wiliam Wilkie Collins, 1824-1889, romancista, dramaturgo e contista. Escreveu vinte e sete romances, mais de cinquenta contos, quinze peças teatrais e cerca de cem peças de não ficção. Suas obras são conhecidas pelos temas dramáticos intercalados com humor, pelos enredos melodramáticos e por uma aura ocasional de mistério sinistro, dizem os melhores Comentaristas. Apesar de ter levado certa vida boêmia, com duas mulheres, simultaneamente, gozou sempre de um caráter forte e atraente. 

Suas obras refletem também temas sobre filhos ilegítimos, divórcio e até vivissecção. Foi um grande amigo e admirador de Charles Dickens, escritor extremamente prolífico, que viveu entre 1812 e 1870. As obras de Collins são, entre outras: A Pedra da Lua (1868), O Hotel Assombrado (1878), O Abismo (1857), Coração e Ciência (1883), Armadale (1866), A Mulher de Branco (1860), esta em apresentação que conquistou a imaginação do mundo de tal forma que W. Collins teve em sua própria lápide esta inscrição: “Autor de A Mulher de Branco”!

-“Foi na entrada despovoada ao luar, que um jovem professor de desenho encontrou a misteriosa mulher de branco, apenas para ser atingido por sua estranha semelhança com sua pupila, a bela herdeira Laura Fairlie. Quem é essa mulher fantasmagórica de branco? E que segredo ela tem sobre Sir. Percival Glyde, o sinistro noivo de Laura?

Ali, no meio da noite, na larga e enluarada estrada, como se tivesse naquele momento surgido da Terra ou caído do Céu, estava a figura de uma mulher solitária, vestida da cabeça aos pés, toda de branco. Assim que o jovem Walter Hartright, professor de desenho, encontra pela primeira vez a misteriosa mulher, sua vida muda para sempre! Após deparar-se com a estranha aparição, o professor de desenho da bela Laura Fairlie, que estranhamente tem enorme semelhança com a misteriosa aparição, é envolvido num emaranhado de eventos.”

- Este livro vem desafiando os anos, conquistando esclarecidos leitores, comentadores, colunistas de jornais que apreciam uma boa e atraente leitura.  É um dos romances mais populares do Século XIX!

Wilkie Collins retoma seu lugar na história literária atual, especialmente com este livro “A Mulher de Branco” editado por PedrAzul, na tradução de Amanda Magri.

Acabo de lê-lo no auge do lockdown covid-19.

Recomendo a Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs