segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A POBRE SENHORITA FINCH

Resenha por João de Carvalho


 

Título: A Pobre senhorita Finch

Autor: Wilkie Collins

Editora: Pedrazul Editora Ltda.

Ano: 2019


páginas:417

 

Pontuação: 5/5

 

Apreciação:

WILLIAM WILKE COLLINS, 1824-1889, foi um dos mais conceituados escritores ingleses, voltado para o romance, consagrando-se como ficcionista, dramaturgo e contista, de sua geração. Escreveu vinte e sete romances, cinquenta contos, quinze peças teatrais e outras cem peças. Desenvolveu o talento de inventar histórias já na sua fase colegial como aluno interno. Destacamos as seguintes Obras de sua notável carreira como escritor: A Mulher de Branco, A Dama e a Lei, A Pedra da Lua, Antonina, Basil (1852) como o último romance de sedução e vingança. Teve influência de Charles Dickens em sua profícua carreira. Mestre na intrincada construção de enredos e técnica narrativa engenhosa. Desfrutou grande popularidade em seu tempo.

Hoje, focalizamos seu apreciado romance “A Pobre Senhorita Finch”, a intrigante história de uma garota cega e os gêmeos idênticos que se apaixonam por ela.

“Madame Pratolungo, uma francesa bem-humorada e com ideias revolucionárias, descreve suas memórias como acompanhante de Miss Lucilla Finch, de Sussex, Inglaterra. Apesar de cega, Lucilla é independente e vive numa parte destacada da casa de seu pai, onde não é incomodada pela numerosa família do segundo casamento dele. Lucilla apaixona-se pelo misterioso Oscar Dubourg, que corresponde ao seu sentimento. Oscar tem um irmão gêmeo idêntico, Nugent, por quem tem grande admiração e gratidão. Quando Nugent conhece Lucilla, também se apaixona por ela”(Capa externa do Livro).

Apesar de extenso, o leitor passa horas de densa expectativa em busca do que acontece com os três principais personagens: Lucilla, Oscar e Nugent, formando um triângulo amoroso de grande força expressiva. O que será de tudo isto, uma bela jovem cega e dois irmãos: um tímido e outro manipulador?

A apresentação visual do Livro é de impecável beleza, demonstrando o capricho e a técnica da Editora Pedrazul.

Recomendo a Leitura desta intrigante história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs