terça-feira, 18 de agosto de 2020

As Confissões do Sr. Harrison

 

Resenha por João de Carvalho

 



Título: As Confissões do Sr. Harrison

Autora: Elizabeth Gaskell

Editora: Pedrazul

Ano: 2020

páginas:128

 


Pontuação: 4/5


Apreciação:

Elizabeth Gaskell, 1810/1865, nasceu na Inglaterra, passou sua vida no Norte daquele país,  ao lado de seu marido, William Gaskell, pastor da igreja Unitária. Foi esta paisagem que retratou em suas obras, especialmente da falta dos direitos da mulher, defendendo também os trabalhadores. “Ao concluir seus estudos de medicina, Harrison aceita uma proposta de trabalho de um médico primo de seu pai e se muda para uma pequena vila, totalmente governada por mulheres. Seguindo as orientações do velho médico, desdobra-se em ser o mais gentil e atencioso possível com todas. Aceita quase todos os convites para chás, jantares e piqueniques, enquanto uma teia casamenteira vai se formando em torno dele”.

É considerada a mais poderosa e refinada romancista de uma época, a dela certamente. Dizem que a “Literatura é a mais durável dos bens duráveis” (John Sulherland, crítico literário). Certamente porque não desaparece após consumida! Ela oferece descrições fascinantes e observações minuciosas sobre a natureza humana. As principais obras da Autora são: 1) Romances: Cranford, Ruth, Amores de Sílvia e Mary Barton; 2) Contos: A Pobre Clara e A Mulher Grey; 3) Não Ficção: A Vida de Charlotte Bronte.

“William Harrison conta ao seu velho amigo Charles, recém-chegado do Ceilão, a história de como ele conquistou e cortejou a mulher de sua vida. O enredo se passa na pequena cidade de Duncombe, onde ele foi para trabalhar ao lado do Dr. Morgan. Residindo na casa administrada pela senhora Rose, uma recém-viúva, William esquiva-se das manobras das irmãs Tomkinsons; do laço da senhora Bullock, ansiosa para se livrar da jovem e abatida enteada; e das fofocas da maldosa senhorita Horsman e da surda senhora Munton, enquanto tenta chamar a atenção de Sophy. Envoltos em torno da encantadora vida rural, o romance, as fofocas e os mal-entendidos são parte integrante da vida cotidiana das pessoas na década de 1850.”

É o primeiro livro desta escritora que eu li. Achei-o simples e natural, sem palavras difíceis, exceto nas citações. O enredo é assunto bastante atual, lembrando-me da escritora “Jane Austen”, rediviva na TV, buscando o casamento de suas filhas! É uma novela curta, publicada inicialmente, em 1851, retrata a vida familiar inglesa. O Sr. Harrison é assediado, mas sua amada é Sophy. O livro é pequeno de leitura fácil e rápida.

Boa leitura!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs