quarta-feira, 8 de julho de 2020

AS PARCEIRAS


Resenha por João de Carvalho

Título: As Parceiras
Autora: Lya Luft
Editora: Siciliano
1ª edição 1980
Em ebook: Editora Record
páginas: 128

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Lya Luft, 15.09.1938, casada com Celso Luft, depois Hélio Pellegrini, depois com Celso Luft, vive plenamente seus 82 anos com toda a intensidade de sua vida. Escritora de sucesso traz na bagagem intelectual a autoria de vários livros, como: A Asa Esquerda do Anjo, Reunião de Família, Perdas e Ganhos, O Tigre na Sombra, O Quarto Fechado, O Ponto Cego. Seu mais conhecido é, entretanto, “As Parceiras”. Ela é mãe de três filhos.

- As principais personagens são as seguintes: 
1) Anelise é a narradora. Após ter pedido a separação a Tiago, refugia-se no chalé em uma cidadezinha de veraneio. Infelizmente perdeu-se na loucura. 2) Tiago, o marido de Anelise. Era bom amigo e companheiro. 3) Adélia, amiga inseparável de Anelise na infância. Era espírita e alegre. Um dia o mar a levou. 4) Catarina, tinha 14 anos quando se casou. Refugiou-se no sótão. Tornou-se uma louca mansa. Mãe de Sibila e Anã. 5) O avô, um maníaco sexual. Ninguém gostava dele na família. Reclamava de tudo e andava sempre com a barba por fazer. 6) As Tias: Dora, mulher escandalosa. Era pintora e não teve filhos e Beatriz, a beata, foi uma viúva virgem. Retornou ao casarão e tomou conta da mãe, de Sibila e de Anelise. 7) Norma, a mãe de Anelise. Casou-se com um médico. 8) Sibila, tia de Anelise, nasceu quando a mãe tinha 40 anos. Era anã. 9) Vânia, irmã de Anelise, fora bonita e alegre. Casara-se mais cedo para se livrar da tia.

A história se passa todo o tempo na casa de praia de Anelise, a protagonista. Madura, ela é uma mulher sofrida. Separada do marido, vivendo sozinha no casarão da família, onde passara boa parte da sua infância. Ela vê, todos os dias, uma mulher na beira do morro de onde desabara sua melhor amiga, ainda criança. A matriarca, a avó, dominava a vida de todas aquelas  mulheres: os amores, as experiências matrimoniais, os namoros, os desejos, os sonhos e a loucura.

O tema: a mulher é o grande tema deste livro porque dentro dele muita coisa pode ser observada. O feminino seria uma colocação melhor para a verdadeira temática do romance. Um feminino atuante na sociedade, preso ainda a correntes do sonho e  da desilusão. Toca, revela, mas não põe de maneira a esgotar assuntos, concluir questões e fechar buscas.

 - O fato de contar histórias sobre uma mulher não faz de “As Parceiras” um libelo feminista.

- “As Parceiras” representa o primeiro passo na montagem de um painel ao mesmo tempo particular e universal. Daí sua possível classificação como intimista.

- Sua linguagem simples desfaz nós apertados demais, na elaboração das alegorias. Suas histórias não querem convencer a ninguém de nada. São meros textos narrativos. A literatura de Lya Luft aponta para a existência do ser humano como um ponto de partida.
Enfim: a autora é uma excelente escritora, superatual de notáveis romances ficcionistas. Ela conta história das “Parceiras” em sete capítulos correspondentes aos dias de uma semana.

- Baseei estas informações, resumidas, no “Gabarito” de José Luiz Fourreaux da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, ano 1992.

Boa Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs