quarta-feira, 1 de julho de 2020

O PECADO DE LADY ISABEL


Resenha por João de Carvalho

Título: O pecado de Lady Isabel
Autor: Mrs. Henry Wood
Ano 1ª publicação: 1861
Editora: Pedrazul
Ano da edição: 2020
páginas:448

Pontuação: 5/5 

Apreciação:

Ellen Wood (1814-1887) foi uma notável escritora que adotou o pseudônimo de Mrs. Henry Wood. Natural de Worcester, cujo pai era fabricante de luvas, mas foi criada pelos avós maternos. 

Em 1836 casou-se com Henry Wood.  Valeu-se de 30 romances para sustentar a família, quando faleceu seu marido. Este livro, cujo mérito quero apresentar, fez um estrondoso sucesso na época. Hoje, ele retorna coberto de grande expectativa de aprovação. Todas as obras de Ellen foram traduzidas para diversas línguas, inclusive a Portuguesa!

- Eis, como é apresentado este livro na contra capa interna, cujo conteúdo recebeu o elogio de Leon Tolstoy. “A trama é bem elaborada e emocionante, centrada sobre intrigas, traição, amor, ciúmes, paixão, infidelidade. Lady Isabel Vane foi uma mulher que se deixou levar por um homem  que provou indigno dela”. Vejam só esta personagem, uma mulher que na sua vida tornou-se Governanta de seus próprios filhos!

- A narração neste romance é expressa em um vigoroso e corrente diálogo. São 48 capítulos curtos e atraentes, muito bem traduzidos. O livro termina com a palavra “Deus”, na edição Pedrazul, cujo conteúdo extraímos as informações que precisávamos.

- Comungo intensamente com a seguinte advertência: “O maior perigo que enfrenta quem explica um texto é a paráfrase. Chamamos paráfrase a um comentário amplificativo ou resumitivo de um texto. Os resumos são pessoais, não são explicação de texto e têm a finalidade de dar a quem quiser alguma coisa do enredo, núcleo da obra!” (Português Funcional, volume 5, pág.160, professor Delson Gonçalves Ferreira, UFMG).

- Enfim, o melhor seria que ninguém precisasse de resumos, mas que todos leiam os livros por inteiro.

Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs