segunda-feira, 15 de junho de 2020

AMOR DE PERDIÇÃO


Resenha por João de Carvalho

Título: Amor de Perdição
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Ática
Ano: 1978
páginas:249 (Editora “Livraria Moré”)


Pontuação: 5/5

Apreciação:
Camilo Castelo Branco (1825-1890)  nascido em Portugal, foi um dos mais conceituados escritores nacionais, dentro do gênero ficção, utilizando-se de um estilo ultrarromântico. Morreu quase cego, com dois filhos problemáticos, um por rebeldia e o outro por anomalia mental.

Escreve de uma forma que retrata a época Clássica portuguesa. Seus livros registram vários tipos de novelas passionais, de aventuras históricas, assim como romances, narrativas satíricas e memórias. Amor de Perdição, acredito, tenha sido sua novela mais importante, levada a filme.

Os principais personagens de Amor e Perdição são vividos por Simão, Teresa, Mariana, João da Cruz, Baltazar Coutinho e José Correia Botelho de Mesquita. Este romance é semelhante, portanto não igual, ao famoso Romeu e Julieta de Shakespeare. O Leitor fica na grande expectativa do que acontece com os movimentados personagens, em ação sempre crescente, em sua atuação muito movimentada, no jogo novelesco.

Simão ama Teresa intensamente. Baltazar quer intensamente o amor desta linda donzela de 15 anos. Ela vai para o Convento por imposição paterna, porque desaprova seu amor por Simão, cujo  desafeto é familiar. Simão troca cartas com Teresa, por meio de Mariana. Mariana acaba se apaixonando por Simão. Simão fere de morte seu rival Baltazar, é condenado pela Justiça. A história continua até o final emocionante e completamente inesperado.

É bom que o leitor leia o livro para verificar os últimos passos deste enredo muito bem construído pelo autor. Amor e Perdição é uma novela e não um romance apenas. Não é também novela de rádio ou de televisão.

 “A obra é breve, bastante dialogada, possui unidade de ação e densidade de enredo, havendo quase que ausência de divagações do narrador com uma conclusão fechada e definitiva. Enfim, é uma novela passional, cujo tema é o amor”. (Suplemento de Trabalho da Ática Produtora). 

Leitura intensa e envolvente deste livro clássico da Língua Portuguesa, baseado em caso verídico, na cidade de Viseu.

Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs