quarta-feira, 3 de junho de 2020

A MONTANHA DAS DUAS CABEÇAS


Resenha por João de Carvalho

Título: A Montanha das Duas Cabeças
Autor: Francisco Marins
Editora: Ática
Ano: 1988
Páginas:  88

Pontuação: 4/5

Apreciação:

É um romance escrito por Francisco Marins (1922-2016), paulista, escritor que levou a história do interior brasileiro para o mundo das Letras, especialmente, na literatura infanto-juvenil, desfrutando de notoriedade com mais de vinte livros, neste gênero. Escreveu romances e contos e seus livros tiveram grande sucesso, ganhando o prêmio Jabuti, sendo o único brasileiro destaque para a coleção europeia “Delplin”.  É o escritor da juventude e da terra interiorana.

Destacamos seu movimentado livro “Montanha das Duas Cabeças”.

1) Narrativa: No início da história Tonico e Perova vão viver em Vila Bela, Santarém, onde passam a morar com Camapuã. Lá, trabalham, por pouco tempo, no comércio e no garimpo. Partem para as minas de quilombo-açu; o forte príncipe da beira, onde Tinguá, (o filho, o irmão) de Camapuã, está em dificuldades, vivendo como escravo. Tinguá lidera uma revolta naquele local. Tonico e Perova encontram Pixuíra que lhes conta que o objeto sagrado de sua gente, a panelinha de Muiraquitã (um grande diamante), fora roubada. O ladrão é encontrado morto, mas sem o objeto sagrado. Tudo indica que um ‘cara pálida’ matou o ladrão e levou o objeto sagrado consigo.

2) Personagens principais: Camapuã, baixo e gordo mas, sempre alegre, corajoso e solidário; Tinguá, garimpeiro, fracassado, em Vila Bela; Bugre, mestiço, rijo, astuto, matreiro e cruel; Perova, espírito livre, leal, corajoso, enérgico, amigo; Tonico, amigo solidário.

3) Linguagem: É a expressão perfeita e constante do ambiente no qual os personagens frequentam, com apresentação de aves e animais mamíferos.

4) Espaço: Quando Tonico e Perova deixam de garimpar em Vila Bela a cidade já estava em decadência.

5) Mensagem: Perova foi um companheiro fiel de Tonico e demonstrou que o verdadeiro amigo está sempre nos bons e maus momentos.

Enfim, é uma história movimentada, cheia de novidades e motivações, com a participação ativa dos personagens que se desdobram em múltiplas atividades, com relação ao meio em que vivem. É uma peça literária, romântica, com bastante ação. Fiz uma síntese do “Suplemento de Trabalho” da Editora Ática.

Boa Leitura!



Um comentário:

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs