domingo, 15 de setembro de 2019

AMOR E AMIZADE


Resenha por João de Carvalho

Título: Amor e Amizade
Autor: Jane Austen
Editora: TAG experiências em parceria com a Editora L&PM
Ano de publicação: 2019
Páginas: 124

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Toda literatura é uma visão do mundo através do autor. A epistolografia é a visão dos acontecimentos, dia a dia, através de missivas, ou sejam cartas. Neste livro  Jane Austen utiliza com grande e agradável repercussão da prosa comunicativa, via cartas.
Foi esta escritora homenageada pelo escritor Rudyard kipling com o famoso conto: As Janetes!

Jane Austen (1775-1817), escreveu romances como: Razão e Sensilibidade; Orgulho e Preconceito; Emma; Persuasão; A Abadia de Northanger; Mansfield Park e amor e Amizade.

“Criada à margem de uma aristocracia rural, ela mesma não se casou e morreu com apenas 42 anos.

Marx Twain diz que ela estava revestida de “um belo veio de cinismo feminino”. A gente constata que seus romances estão repletos, cheios de “heroínas espirituosas, atraentes, e sempre premiadas por casamentos felizes e bem sucedidos, a despeito das múltiplas dificuldades próprias e inerentes à vida” (Escritor S.T.).

A crítica literária julga a obra, a biografia, a vida do autor. Isto não fazemos aqui, na busca de leitores que a apreciam.

Acredito que “Amor e Amizade tenha sido uma das primeiras empreitadas desta escritora no que viria a ser seu ofício. Criada quando a inglesa tinha catorze anos, esta novela é composta de cartas escritas por Laura, em que conta seus infortúnios amorosos do passado. Já nesta obra Austen brinca com os clichês das histórias de amor da época como o amor à primeira vista – e dá um verniz de sarcasmo ao enredo de reviravoltas românticas, mostrando um humor que marcaria sua obra dali em diante”.

Após o prefácio de Chesterton, feito com categoria e classe literária, o leitor encontra a coletânea de cartas da notável autora, em três capítulos:

1-Amor e Amizade;
2-As três irmãs;
3-Uma coletânea de cartas.

É um livro leve, agradável e curto.

Vale a pena conferir seu conteúdo epistolar, em Amor e Amizade e outras histórias. São apenas 124 páginas mui bem escritas e agradável leitura, nesta edição de bolso da TAG – Experiências Literárias.

Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs